TENTANDO ENCONTRAR O BASHERT (CARA-METADE) – RABINO ARIEH RAICHMAN

317_historia_5_1Um dos maiores desafios que pessoas solteiras têm é encontrar um parceiro para casamento. Eles saem, conhecem, mas infelizmente não encontram seu bashert (destinado). É uma fase estressante e faz a pessoa imaginar o que ela fez de errado. Por que seus amigos encontram seus cônjuges depois de poucas tentativas e eles ainda estão procurando, procurando e procurando?

Repetição é uma lição

Quando a Torá declara os sacrifícios inaugurais trazidos pelos líderes das tribos, há muitos detalhes: uma bacia de prata pesando cento e trinta shekalim, uma bacia de aspersão de prata pesando setenta shekalim. Uma colher pesando dez shekalim de ouro, etc. Os mesmos detalhes exatos são repetidos por cada uma das doze tribos.

Agora, quando algo incomum ocorre uma vez, tendemos a ignorá-lo, assumindo-o como sendo a vontade de D’us. No entanto, quando a mesma coisa se repete, exigimos uma explicação. No primeiro sacrifício tribal, os comentaristas não explicam o significado dos muitos detalhes escritos. É somente depois que o próximo líder traz o mesmo exato sacrifício, que os comentários dão uma explicação. A repetição exige uma lição.

O mesmo pode ser dito em relação a shiduchim. Quando há um encontro que não dá certo, pode-se dizer que não era para ser. No entanto, quando o solteiro sai com várias pessoas diferentes, sem encontrar seu destinado, ele começa a procurar razões para a missão fracassada. No começo eles culpam a outra pessoa por não ter certos traços de caráter, e então acabam concluindo que podem ser eles o motivo. Aqui estão dois traços pessoais que os nossos sábios ensinaram que ajudam a encontrar o seu bashert.

Personalidade: “É a qualidade de felicidade e alegria que faz outro coração mais receptivo”.

Recentemente, apareceu um anúncio em um jornal popular judaico de uma pessoa não identificada pedindo perdão por ter destruído os escritos do Rebe de Lubavitch. Seu arrependimento mostrou sua humildade e perspectiva positiva em relação aos outros. O comportamento oposto- o da negatividade, limita a chance de receber bênçãos e, certamente, de encontrar o bashert.

Interesse: “O fortalecimento da observância da Torá e mitsvot atrai bênçãos”.

Uma vez, um médico estava em um Farbrenguen em Houston, Texas. Em dado momento, todos estavam fazendo boas resoluções e ele pensando qual resolução pessoal faria. Quando de repente seu telefone tocou. Era um shadchan (casamenteiro) sugerindo que conhecesse a mulher que se tornou sua esposa. Quando a conexão com D’us é fortalecida, assim são os canais para as bênçãos.

Estas são apenas algumas dicas para acelerar o processo. No entanto, deve-se sempre lembrar que o shiduch existe e ficar ativo em encontrá-lo. É como se alguém estivesse procurando por uma chave perdida. Na hora certa, a chave certa (shiduch) será encontrada. Que todos aqueles que procuram seus basherts os encontrem muito em breve.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Manews – chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20