EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o candidato a deputado estadual Manoel David Korn de Carvalho (PSD), Leonor Szymonowicz, Marcelo Szpilman, Ricardo Berkiensztat, Danielle Sommer, Gustavo Melo Czekster, Milene Barazzetti Machado e Antônio Schimeneck, dentre outros.


B’NAI B’RITH SÃO PAULO RECEBE CANDIDATO MANOEL DAVID

320_first_5_1O candidato a deputado estadual Manoel David Korn de Carvalho (PSD) foi recebido por parte da Diretoria da B’nai B’rith São Paulo, em consonância com o espírito democrático da Associação, dentre os quais Zeila

No encontro realizado na sede da entidade, Manoel David, apoiador da comunidade judaica, apresentou sua plataforma, embasado em sua experiência como vereador e prefeito do município de Tietê. No bate-papo disse quais são as suas prioridades, entre elas: o apoio às Santas Casas, a despoluição do Rio Tietê, estimular a qualificação profissional fora dos grandes centros urbanos e a inclusão social.


AQUARIO CONQUISTA O PRÊMIO INTERNACIONAL “STEVIE AWARDS”

320_first_5_2O carioca Marcelo Szpilman, diretor presidente do AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, não cabe em si de alegria por ter conquistado o “Silver Stevie Winner” ao concorrer, com o mote “AquaRio: como manter um fenômeno de audiência em evidência”, ao “2018 Stevie Awards in The International Business Awards”, uma das mais importantes premiações da Europa para o segmento Relações Públicas, Marcelo Szpilman é biólogo marinho formado pela UFRJ, com pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Co-fundador e diretor-executivo do Instituto Ecológico Aqualung por 22 anos, indicado à personalidade 2015 na categoria Sociedade/Sustentabilidade do Prêmio Faz Diferença do Globo, atualmente é também diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista do site Green Nation.


AS INOVAÇÕES E O ATUAL CENÁRIO POLÍTICO EM ISRAEL EM DISCUSSÃO NA NA’AMAT SP

320_first_5_3A presidente da Na’amat São Paulo, Leonor Szymonowicz e Ricardo Berkiensztat

Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) esteve na Sede da Na´amat Pioneiras São Paulo para falar sobre as inovações e o atual cenário político em Israel.

O presidente da Fisesp destacou algumas inovações desenvolvidas em Israel, como um aparelho que avalia o quadro de saúde de um paciente em alguns minutos e um colírio que cura diversas doenças oftalmológicas, além nas novas tecnologias nas áreas de odontologia e estética, bem como a ajuda israelense em diversas catástrofes e conflitos pelo mundo.

O momento político atual, tanto em Israel quanto no Brasil, também esteve na pauta. “Israel não é um país perfeito, tem seus problemas internos, mas nos enche de orgulho”, frisou.

Ao final do encontro, Ricardo deu sua mensagem para as chaverot da Na’amat: “vocês são privilegiadas por fazerem parte de uma entidade que faz um trabalho tão enriquecedor e bonito em Israel, contribuindo de maneira decisiva para a valorização da mulher.


LIVRO INFANTIL SOBRE ROSH HASHANÁ E YOM KIPUR SERÁ LANÇADO POR DANIELLE SOMMER EM CURITIBA

320_first_5_4A jornalista e escritora Danielle Sommer lança seu primeiro livro voltado às crianças judias: ShanáTová – Uma história para crianças sobre Rosh Hashaná e Yom Kipur. Com ilustrações de Michelle Brodeschi, ele faz parte da Série SeferKatan, para apresentar as festividades judaicas ao público infantil, mostrando os símbolos e principais costumes.

A autora e a ilustradora se conheceram na época do BatMitzvá e estudaram juntas na Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann. Atualmente, Michelle mora em Israel. Danielle continua em Curitiba e tem dois filhos – foi pensando neles que surgiu a ideia do livro.

320_first_5_5Danielle Sommer é jornalista e também autora dos livros infantis Tem alguém indo trabalhar e Tem alguém na barriga da mamãe. Mãe do David e da Amanda, neta do sobrevivente do Holocausto Arje Sommer Z”L e bisneta de Abraão Altgauzen Z’’L, que foi por muitos anos o chazan da comunidade israelita de Curitiba.

Michelle Brodeschi vive em Israel desde 2013. Durante os estudos de Arquitetura, começou a conhecer a técnica da aquarela. Como hoje são utilizados meios computadorizados para a representação gráfica de projetos, descobriu nos desenhos para o público infantil uma maneira de experimentar as possibilidades dos ensinamentos do pai, o artista Aristide Brodeschi.

A supervisão rabínica é do Rabino Pablo Berman, da Sinagoga BeitYaacov – Kehilá do Paraná. O livro vem com um encarte de um shofar para recortar, pintar e montar, com design da Cria Coisas. A impressão contou com o patrocínio da Elyontur – Viagens e Turismo e apoio da Associação Casa de Cultura BeitYaacov.

O lançamento em Curitiba será no dia 31 de agosto, na Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann. As vendas também podem ser feitas online. Contato: www.facebook.com/seferkatan . Valor: R$ 36,00.


ANUNCIADOS OS VENCEDORES DO PRÊMIO AGES LIVRO DO ANO 2018

Livro “Não há amanhã”, do escritor Gustavo Melo Czekster, foi o mais votado pelos associados da AGES.

Em cerimônia realizada neste sábado (4/8) à noite, no auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a Associação Gaúcha de Escritores (AGES) anunciou os vencedores do Prêmio AGES – Livro do Ano 2018. O escritor Gustavo Melo Czekster, autor de “Não há amanhã” (Editora Zouk), livro mais votado pelos associados da AGES, recebeu também o troféu Prêmio AGES/Sintrajufe-RS e R$ 1 mil.

O Prêmio AGES foi conferido aos melhores livros publicados em primeira edição por autores gaúchos ou residentes no Rio Grande do Sul no ano de 2017. Todos os escritores premiados receberam um troféu criado pela artista plástica Lília Manfrói. Nas oito categorias concorrentes ao Prêmio, os escritores escolheram, em votação, os seguintes livros e autores como vencedores do Livro do Ano:

Categoria Infantil: Muito esquisito, Alexandre Brito, Pulo do Gato

Categoria Especial: Ave, água, Cleonice Bourscheid, AR do Tempo

Não ficção: As três mortes de Che Guevara, Flávio Tavares, L&PM

Narrativa curta: Não há amanhã, Gustavo Melo Czekster, Zouk

Narrativa Longa: Roupas sujas, Leonardo Brasiliense, Cia das Letras

Crônica: Essências e geografias, Berenice Sica Lamas, Casa Verde

Juvenil: Guanabara Real: A Alcova da Morte, Enéias Tavares, Nikelen, Witter e André Zanki Cordenonsi, Avec

Poesia: João & Maria, Leonardo Antunes, Patuá

A noite de premiação, que foi conduzida pela vice-presidente cultural da AGES, Milene Barazzetti Machado, e pelo vice-presidente administrativo, Antônio Schimeneck, teve também uma apresentação especial da artista e escritora Liana Timm e do músico Gilberto Oliveira, que interpretaram canções que se tornaram clássicos da música popular brasileira.

20
20