FILÓSOFO, JORNALISTA E RABINO DISCUTEM SOBRE DEMOCRACIA

Democracia sem ilusões” foi o tema do evento Dilemas Éticos, que reuniu o filósofo Luiz Felipe Pondé e o jornalista Eugenio Bucci, com mediação do Rabino Michel Schlesinger, realizado na Arena da Livraria Cultura do Shopping.

“O debate é o elemento essencial em qualquer democracia e é a razão de ser do judaísmo. Em tempos de opiniões polarizadas, uma discussão ética sobre o resgate da capacidade de dialogar é vital, e foi isso que nos levou à escolha do tema deste encontro”, destacou o rabino Michel.

Durante quase uma hora e meia foram abordados diversos aspectos ligados ao tema, como o conceito de democracia, seu surgimento na Grécia Antiga, a maioria e os direitos das minorias, os conflitos entre os homens e os Deuses e a importância de um Estado laico. Também falou-se sobre como está o Brasil em termos de amadurecimento, as eleições, os governos Dilma e Temer e os impactos da Lava Jato, sem deixar de fora uma análise sobre como é a democracia em países como Estados Unidos, China, Rússia e Turquia, entre outros.

“A democracia é uma ilusão, mas é uma ilusão boa. Em minha avaliação, há um risco para a democracia em vários países, inclusive aqui no Brasil, onde acontece o paradoxo de um discurso antidemocracia levado por um candidato que disputa a presidência da Republica pela democracia. Isso é uma grande contradição”, destacou Bucci.

“O debate foi muito positivo e esse tema está na pauta. Discutimos a relação entre ética e valores absolutos, e de como o mundo contemporâneo está distante desses valores. Estamos na primeira idade da democracia e ela ainda é frágil e por esse motivo precisamos ficar atentos”, alertou Pondé.

“Cada vez fica mais claro que a democracia não é somente o governo que segue a maioria, mas sim um governo que encontra um espaço para a minoria se desenvolver com segurança e liberdade dentro desse governo da maioria”, finalizou Schlesinger.

O evento Dilemas Éticos contou com o patrocínio do Itaú-Unibanco, Rosset, GR Segurança, Bemol e Focus Energia. Desde seu lançamento em 2015, ele busca trazer reflexões e questionamentos apresentando diferentes maneiras de se pensar sobre os temas sugeridos. Já foram realizadas diversas palestras que lotaram os teatros da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, e dos shoppings Iguatemi, Villa-Lobos e Bourbon.

Crédito fotográfico: Eliana Assumpção

321_fique_3_1Diretoria da CIP com os participantes do debate

321_fique_3_2Adriana Benjamin, Vivian Lederman, Dora Lucia Brenner, Angela Fleck e Luciana Mautner

321_fique_3_3Pedro Herz, Eugenio Bucci, Luiz Felipe Pondé, Michel Schlesinger e Marcos Lederman

20
20