O SEGREDO ESTÁ NA PERSISTÊNCIA – RAV EFRAIM BIRBOJM

324_história_1_1O êxito ou o fracasso na vida não dependem tanto de quanta força colocamos em nossas tentativas, mas sim da persistência no que fazemos. Nunca desista de seus objetivos, não importa as dificuldades que apareçam no seu caminho.


Jacques, um garoto de apenas 10 anos, era muito inteligente e tinha uma boa índole. Apesar disso, ele tinha um grande defeito: desanimava com demasiada facilidade quando uma tarefa qualquer parecia difícil. Ele podia ser tudo, menos um menino persistente. Isto preocupava muito seu pai, pois ele tinha medo que Jacques não conseguisse enfrentar as dificuldades da vida quando crescesse.

O pai de Jacques então teve uma ideia genial. Certa noite, entregou a ele uma tábua de grande espessura e um canivete. Jacques não entendeu o que o pai queria. O pai então pediu ao filho que fizesse com o canivete um risco em toda a largura da tábua. O garoto obedeceu às instruções do pai, mas sem entender o propósito daquilo. Em seguida, a tábua e o canivete foram trancados em uma gaveta.

A mesma coisa foi repetida em todas as noites seguintes. Ao fim de um mês, Jacques já não aguentava mais de curiosidade. O que seu pai queria com aquela “cerimônia” que se repetia diariamente? Todas as noites, sem exceção, o pai trazia o canivete e a tábua para que o filho passasse o canivete mais uma vez sobre aquele risco, que se aprofundava, de forma quase imperceptível, a cada dia.

Finalmente chegou o dia em que Jacques, ao passar o canivete sobre a tábua, sem fazer muito esforço, fez com que ela se separasse em duas metades. O pai de Jacques olhou por algum tempo para ele e depois disse:

– Meu querido, você nunca acreditaria que isto era possível, não é verdade? Você teria começado o trabalho se eu tivesse te pedido, desde o início, para cortar esta tábua grossa com um simples canivete? Certamente que não. Pelo que eu te conheço, você teria desistido após algumas poucas tentativas. Este é um ensinamento que eu quero deixar para a sua vida. O êxito ou o fracasso na vida não dependem tanto de quanta força colocamos em nossas tentativas, mas sim da persistência no que fazemos. Nunca desista de seus objetivos, não importa as dificuldades que apareçam no seu caminho.

Foi uma lição impossível de esquecer, mesmo para um garoto de dez anos. A persistência é o segredo do sucesso, em todas as áreas da vida.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20