A UTOPIA E O AMOR – MERALDO ZISMAN

 

MERALDO ZISMAN

Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, da União Brasileira de Escritores e da Academia Brasileira de Escritores Médicos. Sócio da Sociedade Internacional de Psicossomática-London. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade de Bristol (UK). Consultor Honorário da Universidade de Oxford (UK). Sócio Fundador da ABMP-PE. Professor Livre Docente da Universidade Federal de Pernambuco. Cientista Visitante do Tavistock Institute.


Viva o amor e pouco importa se é uma utopia.

O que a mente imagina torna-se realidade, pois, em um momento pode-se viver uma vida. Um instante de felicidade equivale a anos de vida.

Utopia, nome dado por Thomas Morus (humanista inglês, 1477-1535) a uma ilha imaginária, com um sistema sociopolítico ideal. Amor: forma de interação psicológica ou psicobiológica entre pessoas, seja por afinidade imanente, seja por formalidade social; atração afetiva ou física que, devido a certa afinidade, um ser manifesta por outro; forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consangüinidade ou de relações sociais; atração baseada no desejo sexual; afeição e ternura sentida por amantes. Derivação por extensão de sentido: relação amorosa, aventura amorosa; caso, namoro. (Dicionário Eletrônico Houaiss, 2011).

Meus leitores irão estranhar o fato de eu escrever sobre Utopia (ilusão, fantasia, quimera, sonho) em um texto que pretende falar do Amor. Esclareço. Enquanto a utopia é pura imaginação, o amor acontece.

O amor acontece sob o olhar do presente, do diário, do cotidiano e pode tornar-se necessidade para que seja usufruído dentro da plenitude existencial do que é: o lugar comum onde o dia-dia-acontece…

Queiramos ou não, a história caminha rumo à utopia, levando-nos a esquecer, de quando em vez, do término da vida. Como na metafísica de Spinoza ( 1632- 1677) — há a Substância, isto é, o ser absolutamente infinito que tem infinitos atributos.

E os sábios, filósofos e até os poetas encontram-se no dilema de Todos os Tempos, a procurar uma maneira de evitar, de sonhar acontecer e poder explanar a realidade de um amor-utópico que acontece em uma sociedade não–utópica, menos perfeita e cada vez mais livre e egoista.

Portanto, considero o amor entre os amantes uma ilha cercada pelo mesmo oceano que cerca a Utopia. Viável e Navegável e com Pontes, ligando o impossível ao possível.

Apesar de crer ser o Mundo do futuro um mundo de tolerância e de aceitação do próximo, fico em dúvida… Sei que as pessoas jamais poderão aceitar incondicionalmente as diferenças. Creio que nascemos portadores de determinados preconceitos e desigualdades, sem com isso defender o fundamentalismo de todos os tipos ou gêneros e muito menos acastelar a passividade que obrigue a uma concordância total.

Assim como um amor utópico é impossível de acontecer e mesmo assim nele embarcamos, sabemos que amantes utópicos são impossíveis de sê-lo.

O Amor Utópico, ou a Ilha da Utopia, é uma fantasia que nunca poderá ser concretizada. E isso faz parte do seu conceito: assim que ela se realize, deixa de ser — uma utopia.

Não sei o motivo desta procura descomedida pelo amor de outra pessoa, se o amor, para que aconteça, nasce utópico.

Mas, apesar de tudo, escrevo: Ampliar a possibilidade de amar é ampliar os limites do possível, pois o amar será – sempre – um processo em construção.

Mas para que se amofinar? Ora, “… o amor acontece na vida. Estavas desprevenida e por acaso eu também”, como cantam os que estão plenos de amor, através da música simples de Dorival Caymmi (1914-2008)?

“Parece que a utopia está mais próxima de nós do que imaginamos e se as coisas são inatingíveis… Ora! Não é motivo para não querê-las… Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!” Mario Quintana (1906 -1994). O amor vive de recordações, enquanto o ódio, para continuar existindo, necessita da realidade presente.

Viva o amor e pouco importa se é uma utopia. O que a mente imagina torna-se realidade, pois, em um momento pode-se viver uma vida. Um instante de felicidade equivale a anos de vida.

20
20