ALGUÉM TE ESCUTA? – RABINO DOVI GOLDBERG

327_história_2_1A verdade é que cada pessoa, sem exceção, tem a capacidade de ouvir e de falar. Mesmo os surdos e mudos se comunicam.


Caros amigos,

Diz o ditado: “Quem tem boca vai a Roma”. A primeira dama, Michele Bolsonaro, com certeza vai longe… Seu discurso na posse presidencial conquistou o país. Foi bem articulado e claro, e mais fácil de entender em Libras, a língua de sinais, do que o de muitos políticos que falam com a boca.

A primeira dama é apaixonadamente ativista pelos direitos das pessoas com deficiências auditivas, e passa a impressão de ser uma pessoa humilde e sincera. Algumas coisas que ela disse foram tão evidentes que pudemos entender mesmo sem a tradutora. Por exemplo: “Brasil acima de tudo e D’us acima de todos”; “agradeço ao meu amado esposo”.

A verdade é que cada pessoa, sem exceção, tem a capacidade de ouvir e de falar. Mesmo os surdos e mudos se comunicam. E atualmente, quando as pessoas estão procurando freneticamente alguém para ouvi-las, a comunicação, mais do que nunca, é fundamental.

Mas é preciso dominar a arte da comunicação, e não será por meios tecnológicos… Já está provado, “quem não se comunica, se estrumbica!”.

Um abraço e Shalom.


DOVI GOLDBERG – Da Sinagoga do Morumbi – São Paulo

dg@chabadmorumbi.org.br

20
20