PARA DIETA FUNCIONAR VOCÊ DEVE COMER O QUE GOSTA

331_saúde_1_1“Nossa pesquisa mostra que, em vez de criar regras para evitar as guloseimas favoritas, as pessoas que fazem dieta devem se concentrar em comer alimentos saudáveis que elas gostam”. [Imagem: UCSD]


Por que as dietas fracassam

Grande parte dos planos de dieta está condenada desde o início.

O motivo? É que as pessoas que tentam executar esses planos tendem a adotar as estratégias erradas, frequentemente planejando abrir mão de seus alimentos favoritos e substituí-los por opções menos desejáveis.

Inversamente, os seguidores de uma dieta bem-sucedida se concentram em adicionar alimentos saudáveis – alimentos que eles realmente gostam.

Assim, esqueça as tão comuns – e certamente bem-intencionadas – listas de alimentos “mágicos”, que todos deveriam comer, assim como daquelas de alimentos praticamente “venenosos”, que todos deveriam evitar.

Mime-se

“Nossa pesquisa mostra que, em vez de criar regras para evitar as guloseimas favoritas, as pessoas que fazem dieta devem se concentrar em comer alimentos saudáveis que elas gostam,” reforça disse Meredith David, da Universidade Baylor (EUA).

“Pessoas que entram em dietas e evitam consumir os alimentos que mais amam podem estar preparando a si mesmas para o fracasso. Em vez disso, elas podem se dar melhor permitindo-se ‘mimos’ ocasionais e focalizando a atenção sobre os alimentos saudáveis e incluindo esses alimentos saborosos, mas saudáveis,” completou.

331_saúde_1_2O simples fato de olhar fotos de doces pode ajudar a emagrecer – também é bom saber que o autocontrole não é um recurso limitado, ele pode ser treinado. [Imagem: John Hritz]

Não escolha o caminho mais difícil

As conclusões de Meredith foram tiradas depois de incluir 542 voluntários em três experimentos diferentes nos quais o principal elemento era o nível de autocontrole das pessoas.

“No tocante aos planos para melhorar a própria saúde e o próprio bem-estar, indivíduos com baixo autocontrole tendem a estabelecer para si mesmos o caminho mais difícil para o sucesso, concentrando-se em evitar justamente os alimentos que acham mais tentadores.

“Nossos dados revelam que os indivíduos que são geralmente mais bem-sucedidos em alcançar seus objetivos tendem a desenvolver planos mais motivadores com relação à inclusão de itens saborosos e saudáveis e à exclusão de itens não saudáveis que não estão entre os favoritos,” concluiu a pesquisadora.


www.diariodasaude.com.br

20
20