MAS, FOI SEM QUERER – RABINO NISSIM KATRI

331_história_4_1A transgressão cometida pelo esquecimento de fazer algo, ou a falha de lembrar que algo é proibido, é uma indicação de que nós não demos ao assunto a sua importância plena.


Na porção da semana de Vaikrá, a Torá requer arrependimento e penitência por uma transgressão acidental. Por que a pessoa seria responsável por algo que ele fez sem intenção?

Uma análise cuidadosa do comportamento humano vai revelar que a maioria dos atos não intencionais não são acidentes verdadeiros. Invariavelmente, a pessoa se coloca em circunstâncias que fazem essas transgressões possíveis, ou ela falha ao tomar as precauções próprias.

Uma pessoa que sabe que tem a tendência de exagerar no sono e está preocupado de, por hábito, desligar o alarme e voltar a dormir, então perdendo seu vôo ou qualquer outro compromisso importante, deveria tomar medidas para impedir isto de acontecer. Ele deveria colocar um segundo alarme fora do alcance de suas mãos. Quando as coisas são muito importantes para nós, nós somos bastante geniais para não negligenciá-las.

A transgressão cometida pelo esquecimento de fazer algo, ou a falha de lembrar que algo é proibido, é uma indicação de que nós não demos ao assunto a sua importância plena. Por isso, a necessidade de penitência e arrependimento até sobre atos não intencionais.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – e-mail: chabad.bhz@terra.com.br

20
20