OS PRINCIPAIS MOMENTOS DO PRESIDENTE BOLSONARO EM ISRAEL – POR GLORINHA COHEN

Controvérsias à parte pela forte exposição que teve na mídia internacional e pelo antissemitismo cada vez mais crescente no mundo, verdade é que a visita do presidente Jair Bolsonaro à Israel foi um momento histórico para os dois países. Haja vista que ele foi o primeiro chefe de Estado a visitar o Muro das Lamentações, acompanhado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Firmou acordos importantes e anunciou a decisão de abrir, em Jerusalém, um escritório oficial do governo brasileiro de comércio, tecnologia e inovação, deixando para o futuro a transferência da Embaixada do Brasil de Tel Aviv para lá. E, de maneira relevante, deixou claro o amor que tem por Israel desde sua primeira viagem àquele país, sacramentado no discurso que proferiu na tenda que foi montada na pista do aeroporto Ben Gurion, logo após desembarcar, ao começar por dizer, em hebraico, “Eu amo Israel”. Também destacou o orgulho de ter “Messias” como seu segundo nome.

Depois de visitar o Museu do Holocausto e outros lugares importantes de Israel, e de homenagear os militares israelenses que ajudaram o Brasil na tragédia de Brumadinho, o presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de plantio de uma oliveira no Bosque das Nações, do Keren Kayemet Le Israel (KKL), localizado ao lado do Yad Vashem – desde a fundação do Estado de Israel, todos os chefes de Estado em visita oficial ao país são convidados a plantar uma muda de árvore no Bosque das Nações do KKL.

No cômputo final, ninguém pode negar que, de uma forma extremamente simpática e com a simplicidade que lhe é peculiar, o presidente Bolsonaro conseguiu reatar os laços diplomáticos com Israel, cortados pelo governo esquerdista que governou o Brasil por 15 anos, constituindo-se no ganho mais importante desta viagem.

Veja abaixo alguns flagrantes.

332_first_4_1Bolsonaro e Benjamin Netanyahu no Muro das Lamentações

332_first_4_2Bolsonaro é apresentado por Benjanin Netanyahu de forma descontraida

332_first_4_3Fabio Wajngarten, novo Secretário de Comunicação da Presidência, visitou com o Senador Flavio Bolsonaro o Hospital Hadassah de Jerusalém

332_first_4_4 Hernan Felman, VP do KKL Israel, cumprimenta Jair Bolsonaro

332_first_4_5 Jair Bolsonaro discursa no Bosque das Nações

332_first_4_6 O presidente Bolsonaro planta uma oliveira no Bosque das Nações do KKl.

20
20