EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Coronel Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, Raquel Snitcovsky , Claudia Vallauri, Dr. Clovis de Barros Filho, Dra. Ana Claudia Q. Arantes, rabino Michel Schlesinger, Hila Ziv , diretora de Necessidades Especiais da Prefeitura de Jerusalém, Carlos Reiss, Patrícia Tolmasquim, Arnon Velmovitsky, Chaja Freida Finkelstain, Dr Ruy Schneider, tenente Melchisedec Afonso de Carvalho, Dra. Carmem Gloria Carvalho e Israel Blajberg, dentre outros.


SIDNEY KLAJNER RECEBE O “PRÊMIO 100 MAIS INFLUENTES DA SAÚDE”

332_first_5_1Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sidney Klajner foi agraciado com o “Prêmio 100 mais influentes da Saúde”, promovido pela Revista “Healthcare Menagement”.

Autoridades públicas e líderes da saúde nacional que se destacaram no ano passado foram indicados em 10 categorias por meio de votação pela internet e pesquisa de mercado. “Tive a honra de ser um dos premiados na categoria ´Referência´. Atuar na área da saúde vai além de uma escolha profissional. É também pela vontade e a missão de contribuir com a saúde da população brasileira e atuar em prol do paciente. E essa é a essência que sempre cultivamos no Hospital Israelita Albert Einstein: levar uma gota de Einstein a cada cidadão brasileiro. Receber este reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo!”


“BRASIL E BRASÍLIA – UM ESPAÇO PARA DEBATE” FOI TEMA DE EVENTO

Uma noite de muito conteúdo, debate, num ambiente democrático de pluralidade e intensa participação. Assim podemos definir a conversa com o jornalista Carlos Brickmann sobre a atual realidade do Brasil e o que acontece em Brasília, nos bastidores do poder, mediado pelo jornalista Alberto Danon. Brickmann trouxe informações interessantes, novas, as quais, além de possibilitarem uma leitura mais fidedigna da atual conjuntura, nos fez refletir ainda mais.

O público participou ativamente, com perguntas, comentários e opiniões.Em resumo: uma noite memorável e de muito aprendizado!


FUTURO ADIDO ADIDO DE DEFESA EM ISRAEL VISITA SINAGOGA NA TIJUCA – RIO

332_first_5_2Neste inicio de abril, o Coronel Marcus Vinicius Gomes Bonifácio visitou a Sinagoga da União Brasileira Israelita Maghen David e o Lar da Esperança, situados na Tijuca, onde foi recebido pela coordenadora Raquel Snitcovsky e pela assistente social Claudia Vallauri, que apresentaram o trabalho social lá realizado. A matéria interessa ao Cel. Vinicius, em função de experiências similares desenvolvidas pelo mesmo na unidade que comandou.

O Cel. Vinicius assumirá a função de Adido de Defesa, Naval e do Exército junto à Representação Diplomática do Brasil no Estado de Israel, com sede em Tel Aviv, a partir de 30 de junho de 2019, pelo prazo de 2 anos, substituindo o atual Adido, Coronel Luiz Fernando Azevedo Delage, nomeado que foi no ano passado.

Declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 1993, Cel. Vinicius comandou até janeiro o 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado – 36º. BIMec – “Sentinela do Triângulo”, em Uberlândia – MG, cidade cuja Câmara Municipal lhe concedeu o titulo de Cidadão Honorário. Foi promovido ao posto de Coronel em 30 de abril de 2017.

O Cel Vinicius tem muitos planos para a sua missão em Israel, entre as quais promover uma exposição sobre a contribuição judaica para o desenvolvimento do Brasil, destacando a vertente militar, bem como a ida de uma comitiva da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG/Uberlândia para uma viagem de estudos a Israel.

Colaboração: Israel Blajberg


LOTAÇÃO TOTAL DA CIP NO EVENTO DILEMAS ÉTICOS

332_first_5_3Dr. Clovis de Barros Filho, Dra. Ana Claudia Q. Arantes e rabino Michel Schlesinger

Com o avanço da tecnologia estamos vivendo mais. Com a longevidade, surgem novos dilemas éticos. Até quando vale prolongar uma vida humana? Qual é o limite para a luta pela vida? Qual é a vida que realmente vale ser vivida?

Para debater esse importante tema, a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou, no dia 1º de abril, o evento Dilemas Éticos, com o tema: “A morte e seus dilemas- A vida que vale a pena ser vivida”.

O debate, mediado pela Rabino Michel Schlesinger, contou com a participação do Dr. Clóvis de Barros Filho – Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, consultor e autor de mais de 15 obras, entre elas o Best-seller “A vida que vale a pena ser vivida”, e da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes – Médica formada pela USP e pós graduada em psicologia, com especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e Universidade de Oxford.

“No final das contas a reflexão sobre a morte acaba nos fazendo pensar na vida. O medo da morte acaba atravessando toda a vida, atrapalhando, entristecendo, sendo que todos nós sabemos que a finitude é o único dado da existência que não temos condição de mudar. Há um grande desafio de se reduzir o medo da morte e uma das maneiras mais bonitas é acreditar em uma certa vitória sobre ela através da re- acomodação material das coisas e de uma sobrevida, quem sabe eterna”, destacou o Dr. Clóvis de Barros Filho

Para a Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, “o principal dilema que temos é a falta de coragem das pessoas de falarem sobre o assunto morte. Pela minha experiência, a maioria das pessoas que não querem falar sobre a morte, são pouco comprometidas com suas próprias vidas”. E aconselhou: “Faça bem as escolhas de onde você coloca o seu tempo de vida, para que você possa ser lembrado por tudo de bom que fez e pela diferença que fez no mundo”.

Nessa mesma noite, também aconteceu o lançamento do livro: A alma sobrevive? do rabino Elie Spitz. O livro, que tem prólogo do Dr. Brian L. Weiss, aborda a jornada judaica sobre a crença na vida após a morte, vidas passadas e vivendo com propósito.

Crédito fotográfico: Claudia Mifano


KKL REALIZA EVENTO DE PLANTIO PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

332_first_5_4Instrutores do KKL no evento do plantio
(foto Yoav Dvir)

Cerca de 120 estudantes com necessidades especiais de Jerusalém participaram de um dia de plantio no bairro de Neve Yaakov. A ação teve o patrocínio dos Amigos do KKL da Alemanha.

O grupo, formado por estudantes com deficiências físicas, mentais e de desenvolvimento participou de atividades de vivencias onde aprenderam a reconhecer a terra, sua história e o seu patrimônio, bem como a contribuição do KKL para o Estado de Israel . “Aprendemos sobre a Terra de Israel e conhecemos as cores do KKL e o que elas simbolizavam: verde – floresta, azul – água e marrom terra”, destacou Keren, de 14 anos, aluna da Escola Ben Yehuda.

“É muito importante que os alunos com necessidades especiais possam fazer as mesmas coisas que as outras crianças. Eles têm uma grande ligação com a natureza e a terra e com ações como essa, reforçamos o valor educacional de contribuir para a comunidade e o meio ambiente e fortalecer o amor ao país”, destacou Hila Ziv , diretora de Necessidades Especiais da Prefeitura de Jerusalém.

“Esse dia especial proporcionou uma oportunidade para os estudantes viajarem e se conectarem com a natureza, o que nem sempre é possível para todas as famílias. São crianças como todas as crianças e desfrutam das mesmas coisas”, destacou Rivki, educador e coordenador social da Escola Ben Yehuda.

O diretor do Instituto para Cegos off Troup explicou que o dia da plantação permite aos alunos reforçar a ligação com Israel através do toque, cheiro e sons:” Todas as crianças no país saem para plantar, Não estamos apenas aproveitando o cenário verde, mas também contribuindo para a comunidade e para o meio ambiente e plantando para nós mesmos”.


LANÇAMENTO DO LIVRO: “LUZ SOBRE O CAOS, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DO HOLOCAUSTO

332_first_5_5

A Loja Albert Einstein, da B’nai B’rith do Rio de Janeiro, em parceria com a Federação Israelita do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio e Museu do Holocausto de Curitiba, com apoio do Museu do Amanhã promoveram, em 29 de março, o lançamento do livro: “Luz sobre o caos, Educação e Memória do Holocausto”, do escritor Carlos Reiss, coordenador geral do Museu do Holocausto de Curitiba.

Na mesa de abertura do evento, a presidente da Loja Albert Einstein, Patrícia Tolmasquim, falou sobre sua participação nas audiências públicas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, onde defendeu e conquistou, representando a Confederação Israelita do Brasil – CONIB a inserção do ensino do Holocausto no 9º ano do Ensino Fundamental.

A mesa foi composta também por: Arnon Velmovitsky, presidente da FIERJ; Marcelo Rotenberg, representando a Prefeitura do Rio de Janeiro e Chaja Freida Finkelstain, escritora e filha de sobrevivente do Holocausto.

Destaque para a exposição de Chaja que contou com memórias de sua mãe, Chawa, sobrevivente do Holocausto. A autora observou a importância da preservação de sua memória sem o aspecto da vitimização.


TRANSMISSÃO DO CARGO DE COMANDANTE-EM-CHEFE DA ESQUADRA

332_first_5_6Dr Ruy Schneider, Presidente do Grande Templo Israelita e da Liga da Reserva Naval do Brasil, tenente Melchisedec Afonso de Carvalho, Presidente do Conselho da SOAMAR e ex-combatente da Marinha durante a segunda guerra mundial, Dra. Carmem Gloria Carvalho e Israel Blajberg, diretores da SOAMAR – Sociedade dos Amigos da Marinha

Em cerimônia realizada dia 25 de março a bordo do porta-helicópteros ATLÂNTICO – A 140, ocorreu a Transmissão do Cargo de Comandante-em-Chefe da Esquadra, do Almirante-de-Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva para o Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes.

Entre os presentes, o Almirante de Esquadra da Reserva Gilberto Max Roffé Hirschfeld, Dr Ruy Schneider, Presidente do Grande Templo Israelita e da Liga da Reserva Naval do Brasil, Israel Blajberg, Diretor da Sociedade dos Amigos da Marinha, Tenente Melchisedec Afonso de Carvalho, Presidente do Conselho da SOAMAR e ex-combatente da MArinha durante a segunda guerra mundial.

Colaboração: Israel Blajberg

20
20