HOJE DEVERIA TER SIDO O DIA DO MEU ENTERRO……. – RABINO YISROEL GOLDSTEIN

Eu não conheço os planos de Deus. Tudo o que posso fazer é tentar encontrar sentido e significado em tudo o que aconteceu. E usar esse tempo de vida que me foi emprestado por Deus para tornar minha vida mais significativa.

Eu sou um homem religioso. Eu acredito que tudo acontece por um motivo. Eu não sei porque Deus me poupou a vida. Eu não sei porque eu tive que testemunhar cenas de um pogrom no condado de San Diego como as que meus avós vivenciaram na Polônia. Eu não sei porque uma parte do meu corpo foi tirada de mim. Não sei por que tive que ver minha boa amiga, uma mulher que personificava o valor judaico de chessed (bondade), ser perseguida e morta em sua casa de oração…..

Eu não conheço os planos de Deus. Tudo o que posso fazer é tentar encontrar sentido e significado em tudo o que aconteceu. E usar esse tempo de vida que me foi emprestado por Deus para tornar minha vida mais significativa.

Eu costumava cantar uma canção para meus filhos, uma canção que meu pai cantou para mim quando eu era criança: “Hashem está aqui”, eu cantava, usando um nome hebraico para Deus, apontando com o dedo indicador direito para o céu. “Hashem está lá”, eu cantava, apontando para a direita e para a esquerda. “Hashem está realmente em toda parte”. Esse dedo que eu usaria para apontar a onipresença de Deus foi tirado de mim….

A partir daqui, vou ser mais destemido. Vou ficar ainda mais orgulhoso de andar pela rua usando meu tsitsit e kipá, reconhecendo a presença de Deus. E vou usar minha voz até ficar rouco para pedir aos meus queridos judeus que pratiquem o judaísmo. Que acendam velas antes do Shabat. Que afixem uma mezuza no batente direito de suas portas. Que façam mais atos de bondade e caridade. E que apareçam na sinagoga – especialmente no Shabat que vem.

Eu sou um orgulhoso emissário de Chabad-Lubavitch, um movimento de Judaísmo Hassídico. Nosso líder, o grande Rebe Menachem Mendel Schneerson, notoriamente ensinou que um pouco de luz expulsa muita escuridão. É por isso que os rabinos de Chabad viajam por todo o mundo para estabelecer comunidades judaicas: tenho colegas em Katmandu e Gana, assim como em Paris e Sydney. Acreditamos que ajudar qualquer ser humano a despertar sua centelha divina é um passo para retificar e melhorar esse mundo destroçado pelo mal e aproximar a redenção da humanidade….


Yisroel Goldstein é o rabino de Chabad de Poway.

20
20