POSSO SER CRIANÇA DE NOVO? – RABINO ARIEH RAICHMAN

336_história_3_1“Antes de uma pessoa aprender qualquer nova parte da Torá, ela é, num certo sentido, como uma criança”.


Um jovem recentemente veio buscar algo do Beit Chabad. Enquanto passava pela porta da frente, meu filho se ofereceu para colocar tefilin com ele, e ele concordou de bom grado. Após desembaraçar as tiras de couro, o jovem perguntou: “Por que colocamos o tefilin na mão direita?” Depois de dar a explicação, seguiu-se outra pergunta. E depois outra, e outra. As perguntas continuaram chegando e eu percebi que se esse judeu está com sede de aprender a Torá e entender o judaísmo, outros judeus certamente também estão.

A nação judaica e a Torá são uma unidade inseparável, que remonta antes mesmo de Shavuot ( a festa celebrando a entrega da Torá). O midrash diz que a nação judaica estava disposta a aceitar a Torá sem sequer saber o que estava escrito nela. No entanto, D’us queria fiadores que garantissem que manteriam Suas leis. Os judeus ofereceram muitos fiadores, mas D’us só concordou em aceitar as crianças como fiadores, pois eles seriam educados para continuar seguindo os mandamentos e assegurar perpetuidade à Torá.

Isso significa que o “eu” adulto não é um fiador?

Em um Farbrenguen em 1980, alguns dias antes da festa de Shavuot, o Rebe de Lubavitch respondeu a essa pergunta. Ele disse: “Antes de uma pessoa aprender qualquer nova parte da Torá, ela é, num certo sentido, como uma criança”. Sedenta para aprender e entender o assunto. “Isso se aplica tanto a um judeu que estudou muita Torá, quanto a um que nunca aprendeu.” Ambos trabalharão para aprender a Torá e compreender os novos ensinamentos. Então, de certa forma, todos os judeus que estudam a Torá são como “filhos” fiadores.

Os desafios

Algumas pessoas não querem ser vistas como novatas em um assunto e evitam ir a uma aula ou à sinagoga. Elas acham que sabem menos do que todo mundo e se sentirão envergonhadas. Basta lembrar que a Torá é a infinita sabedoria de D’us. Portanto, não importa o quanto você saiba da Torá, sempre há muito a ser alcançado. O professor ou alunos que sabem mais do que você, ainda estão longe de dominar a Torá. Esse fato realmente ajuda a criar unidade entre os judeus. Somos todos iguais em nosso crescimento eterno da Torá.

Um desafio ainda maior é quando a pessoa está se tornando mais observante. Ela freqüentemente impõe barreiras, limitando seu crescimento no judaísmo, alegando ser muito difícil. No entanto, se ela lembra a si mesma que a nação judaica é uma unidade única da qual ela faz parte, então terá mais energia para continuar crescendo. Seu crescimento não será apenas bom para si mesmo, mas ajudará toda a nação.

Quando o rapaz se preparava para partir, eu lhe disse que meu filho não ganhou nenhum benefício pessoal da mitsvá. A ação foi feita para seu benefício e, ao fazê-lo, ele ajudou toda a nação judaica. E como uma criança pequena, ele sorriu e disse: “Obrigado. Eu voltarei para aprender mais”.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

chabadmanaus@gmail.com – Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20