KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


TOMAR BANHO NO SHABAT

Pergunta: Quando é permitido tomar banho no Shabat?

Resposta: Nossos sábios decretaram que não devemos banhar o corpo com água quente no Shabat, pois havia pessoas que, devido à grande vontade de se banhar com água quente, acabavam por transgredir as proibições de acender fogo e esquentar água (que é parte da proibição de cozinhar) ao esquentar a água para o banho no Shabat. A proibição de banhar o corpo existe apenas quando utilizamos água quente. Com água fria ou morna, a uma temperatura inferior à temperatura do corpo (36,5° C), é permitido banhar todo o corpo. Também é permitido que uma pessoa que sofre muito pela falta de banho tome banho com água quente, com a condição de que a água tenha sido aquecida antes do Shabat. É necessário cuidar-se para não espremer com as mãos os pelos do corpo após o banho. Porém, é permitido secar os pelos com uma toalha. É permitido lavar as mãos com sabonete líquido, e para os Ashkenazim é proibido utilizar sabonete sólido. É necessário tomar muito cuidado ao pentear o cabelo, e deve-se evitar usar pente ou escova que possam fazer com que fios de cabelo sejam arrancados, o que é uma proibição da Torá. Deve-se utilizar uma escova que possua um espaço grande entre as cerdas, de forma que não venha a arrancar pelos.


RESPONDER AMÉN SEM ESCUTAR O CHAZAN

Pergunta: Caso eu não consiga escutar claramente a benção proferida pelo chazan na repetição da Amidá, devo responder Amém mesmo assim?

Resposta: Aquele que escuta as bênçãos do chazan na chazará tem a obrigação de responder Amén ao final de cada benção. Mesmo no caso em que não escute todas as palavras da benção proferida pelo chazan, uma vez que ela escutou o final da benção também tem a obrigação de responder Amém. No caso em que a pessoa também não escutou o final da benção, mas consegue perceber pelo movimento dos lábios do chazan que ele está terminando a benção, também pode responder Amén (porém, nesse caso, não está obrigado a responder).


TEMPO FIXO

Somos compostos de corpo e alma. Sendo assim, da mesma forma que nos preocupamos com a nossa saúde física, devemos nos preocupar com a nossa saúde espiritual. Para isso, fixe um tempo determinado para cuidar de sua saúde espiritual: estude, reflita sobre seus caminhos e decisões e analise por quais caminhos você deve andar. Uma vez estabelecida essa rotina, será notável seu impacto na sua vida.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

336_história_5_1

Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!

20
20