MUNDO MATERIAL COM EQUILÍBRIO – RAV EFRAIM BIRBOJM

337_história_4_1Temos que investir, fazer o nosso esforço, mas de forma equilibrada, pois quando fazemos esforço demais, então o resultado final acaba sendo negativo.


“O mestre encarregou seu discípulo de cuidar do campo de arroz. No primeiro ano, o discípulo foi cuidadoso para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte e a colheita foi boa. No segundo ano, o discípulo teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rápido e a colheita foi maior. No terceiro ano, empolgado com o sucesso do ano anterior, ele colocou ainda mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho. O mestre então ensinou ao discípulo:

– Se você continuar aumentando a quantidade de fertilizante, não terá nada de valor para colher no ano que vem. Pois se você não cuida do arroz, você não terá nada para colher. Mas, se você cuida demais, também acabará prejudicando a produção.

Assim funciona o mundo material. Temos que investir, fazer o nosso esforço, mas de forma equilibrada, pois quando fazemos esforço demais, então o resultado final acaba sendo negativo.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20