ENTERRADO NO LOCAL “ERRADO” – POR ASHARON BALTAZAR

337_história_5_1O alfaiate simples de Bobruisk tinha sido enterrado bem ao lado de Rabi Hillel, uma honra reservada para os cidadãos mais prestigiados.

O Czar Nicholas I emitiu um novo decreto: Peyot – os cachos de cabelo que os homens judeus deixam crescer a partir das têmporas – foram banidos, para menosprezar ainda mais qualquer senso de orgulho judaico. Quem fosse apanhado com eles seriam subjugado a um corte de cabelo em público, geralmente feito por soldados com baionetas.

A reação do público judeu variava. A maioria torcia seus peyot para trás da orelhas, escondia-os por baixo de suas kipot, ou os aparava. Alguns, porém, como Rabi Hillel de Paritch (que morava em Bobruisk, na Bielorússia, na ocasião,), simplesmente nada fez. Ninguém, nem mesmo o próprio czar, conseguiu intimidar Reb Hillel. Seus peyot continuaram intocados.

E então aconteceu. Os longos tufos de cabelo prateado pendendo pelos lados da cabeça de Reb Hillel não podiam mais passar despercebidos. Sem um momento de hesitação, um oficial jogou Reb Hillel ao chão, pronto para cortar fora seus peyot, mas achou a tarefa mais difícil do que tinha pensado. Com os olhos bem fechados, Reb Hillel colocou as mãos sobre os lados de seu rosto, e tentou ao máximo impedir que o oficial os cortasse.

Um alfaiate judeu, que costurava uniformes militares para ganhar a vida, encontrou Reb Hillel colocado no chão, desviando-se dos golpes do oficial desesperado.

“Deixe-o em paz! Deixe-o ir!”, o alfaiate gritava. “Este judeu é um homem justo. Tratar alguém sagrado como ele dessa maneira é insultante!”

Pode ter sido pelos gritos desesperados do alfaiate, ou talvez foi pura exaustão, mas o oficial desistiu desapontado e liberou o velho judeu.

Reb Hillel ficou eufórico. “Prometo a você,” disse ele ao seu benfeitor, “que seu túmulo será vizinho ao meu.”

Quando Reb Hillel faleceu alguns anos depois, foi enterrado em Kherson, ao sul da Ucrânia.

O tempo passou e o velho alfaiate decidiu viajar para visitar sua filha que morava em Kherson. Quando estava voltando para Bobruisk, problemas de saúde o obrigaram a voltar para a casa da filha, e em pouco tempo ele devolveu sua alma ao Criador.

O funeral ocorreu num dia tempestuoso com a neve cobrindo todo o chão. Cavar no local do enterro seria perigoso naquelas condições. Como o falecido era um estranho da distante Bobruisk, o comitê decidiu enterrá-lo ao lado do cemitério.

À medida que o clima esquentou e a neve derreteu, eles descobriram seu erro. O alfaiate simples de Bobruisk tinha sido enterrado bem ao lado de Rabi Hillel, uma honra reservada para os cidadãos mais prestigiados.

O rabino local foi consultado, mas ele não permitiu que o corpo fosse mudado de lugar. Afinal, mexer com um túmulo é uma afronta grave.

Como algo assim poderia ter acontecido?

O rabino decidiu fazer sua própria pesquisa. Uma carta do Rabino de Bobruisk revelou tudo que ele precisava saber. A bênção de Rabi Hillel tinha sido concretizada.

A humanidade caminha passos largos para trás. A cada dia aumentam a intolerância e o ódio. E é isso que devemos combater, em qualquer lugar: opressão sobre qualquer povo, pois sabemos por experiência própria para onde pequenos passos poderão conduzir.

Não, não esquecemos. Jamais.


https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4279340/jewish/Enterrado-no-Local-Errado.htm

20
20