MACABÍADAS NO MÉXICO – UMA EXPLOSÃO DE ALEGRIA E CONFRATERNIZAÇÃO – POR GLORINHA COHEN

“Mas, o que importa mesmo é olhar no rosto das pessoas, ver como elas interagiram, as amizades novas que foram formadas, a felicidade que mostravam. E, mais ainda do que isto, foram as crianças, os jovens de 15, 16, 18 anos, adorando participar de momentos que levarão consigo pelo resto da vida, com aquele gostinho de querer voltar”.

Só mesmo quem participa das Macabíadas pode descrever a emoção que se sente num evento grandioso como este. É energia pura mesclada com adrenalina à flor da pele, tornando indeléveis aqueles momentos que, além da competição, servem principalmente para unir os judeus do mundo inteiro, como aconteceu recentemente no México.

E ninguém espelha melhor este sentimento único do que Fernando Rosenthal, presidente da Confederação Brasileira Macabi, que falou com exclusividade para este portal:

“Ainda estou anestesiado com o que foram esses jogos no México, e impressionado com a delegação que conseguimos levar – quase 530 pessoas. Foi a segunda maior delegação que lá estava e perdemos apenas para o México. Também conseguimos o terceiro lugar como a melhor campanha de todos os tempos e a marca de tudo isto foi a amizade, a continuidade, a esperança de que tenhamos cada vez mais participantes ligados ao movimento macabeu.

Mas, o que importa mesmo é olhar no rosto das pessoas, ver como elas interagiram, as amizades novas que foram formadas, a felicidade que mostravam. E, mais ainda do que isto, foram as crianças, os jovens de 15, 16, 18 anos, adorando participar de momentos que levarão consigo pelo resto da vida, com aquele gostinho de querer voltar.

Estou bastante feliz, muito embora tenha sido bastante cansativo. Mas, realmente vale a pena participar novamente das Macabíadas. E o vazio muito grande que sinto agora, logo será preenchido com novos projetos”.

Sobre as Macabíadas

Jogos da Macabíada (hebraico: מכביה) ou Macabíadas, são um evento multidesportivo cultural e regional que é realizado a cada quatro anos, tal como os Jogos Olímpicos, sob o amparo da Federação Internacional Maccabi, um dos órgãos que compõem a União Mundial Maccabi. Embora primeiramente feitos para atletas judeus, cidadãos árabes de Israel também podem competir.

Os Jogos são sancionados pelo Comité Olímpico Internacional e também por diversas Federações Esportivas Internacionais. As Macabíadas estão entre os cinco maiores eventos esportivos internacionais naquilo que é relacionado ao número de participantes. Tal como os Jogos Pan-Americanos, as Macabíadas estão dentro da categoria dos Jogos Regionais reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional.

Desde 1932, os jogos são realizados de quatro em quatro anos. A 3ª edição das Macabíadas estava marcada para ser realizada em 1938 e acabou sendo realizada em 1950. O adiamento desta edição foi resultado do crescimento do nazismo na Europa, bem como a sua principal consequência que foi a Segunda Guerra Mundial. A partir de 1953, as Macabíadas passaram a ser realizadas no ano seguinte aos Jogos Olímpicos de Verão. (Fonte: Wikipédia).

338_hebraica_5_1

338_hebraica_5_2

338_hebraica_5_3

338_hebraica_5_4

338_hebraica_5_5

338_hebraica_5_6

338_hebraica_5_8

338_hebraica_5_9

338_hebraica_5_10

338_hebraica_5_11

338_hebraica_5_12

338_hebraica_5_13

338_hebraica_5_14

20
20