CONSTÂNCIA E COERÊNCIA – RAV EFRAIM BIRBOJM

339_história_1_1Quando a pessoa se importa em ser rigoroso em uma Mitzvá rabínica, mas ignora uma Mitzvá da Torá, isto mostra uma inconsistência no seu Serviço a D’us. Precisamos na vida de equilíbrio e constância.


Yossef mudou-se para Israel. Como não tinha dinheiro para pagar o aluguel de um apartamento sozinho, ele decidiu procurar outros jovens para ter com quem dividir as contas. Recebeu o convite de um grupo de rapazes mais religiosos que estavam com um quarto sobrando em casa. A localização era ótima e seria muito bom ter novos companheiros de casa que também cumpriam Mitzvót. Yossef aceitou na hora.

Porém, a alegria de Yossef não durou muito tempo. Como ele gostava muito de leite, sempre deixava uma garrafa na porta da geladeira para beber quando tivesse vontade. Mas começou a perceber que tinha algum “sócio” dentro da casa, que também gostava de beber seu leite. Yossef tentou julgar a situação de forma positiva. Talvez a pessoa não sabia que o leite era particular. Teve então a ideia de colocar uma etiqueta com seu nome na garrafa de leite, para que as pessoas soubessem que era particular. Porém, o “sócio” ainda continuava dividindo com ele seu leite. Yossef não desistiu de julgar a situação de forma favorável. Provavelmente a pessoa viu o nome na garrafa de leite, mas não entendeu que era proibido aos outros. Yossef então foi mais direto. No próximo leite que comprou, escreveu seu nome em letras garrafais, além de “Proibido beber sem autorização”. Desta maneira, não haveria dúvidas de que não havia permissão de beber daquele leite.

No dia seguinte, a decepção. Mesmo com a etiqueta, o leite havia sido bebido. Era um total descaso! A pessoa estava bebendo o leite, mesmo sabendo que não havia permissão do dono! Yossef resolveu inovar. Tirou uma cópia do versículo da Torá onde aparecia a proibição de roubo e colou no rótulo do leite. Embaixo, escreveu em uma etiqueta: “Usar objetos dos outros sem permissão é roubo”. Assim, ficou tranquilo que a advertência funcionaria. Mas sua tranquilidade durou até a manhã seguinte. Durante a noite, alguém havia bebido seu leite. Ao invés de se desesperar, Yossef teve uma ideia original. Comprou um leite no dia seguinte, arrancou a parte do rótulo onde aparecia o carimbo da Hashgachá (Supervisão Rabínica) e colocou uma etiqueta onde estava escrito “Atenção: Chalav Stam” (Leite sem Supervisão Rabínica). A partir deste dia nunca mais ninguém mexeu no seu leite…”

Quando a pessoa se importa em ser rigoroso em uma Mitzvá rabínica, mas ignora uma Mitzvá da Torá, isto mostra uma inconsistência no seu Serviço a D’us. O mesmo ocorre quando a pessoa é extremamente rigorosa nas Mitzvót “Bein Adam LaMakom” (Entre ela e D’us), mas acaba não dando a devida atenção às Mitzvót “Bein Adam LeHaveiró” (Entre ela e seu companheiro). Precisamos na vida de equilíbrio e constância.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20