APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DOS SEFARDITAS NO SENADO ARGENTINO

Lançamento do livro ACISBA. UMA COMUNIDADE PARA TODA VIDA foi um marco na história da comunidade judaica e para o Senado da Argentina

339_first_4_1Senador Eric Calcagno, María Cherro de Azar, acadêmica da CIDICSEF, Isaac Sacca, Rabino Chefe da Comunidade Sefardita, Darío Curiel, presidente da ACISBA, e Mario Eduardo Cohen, presidente da CIDICSEF

Em um ato emocionante, realizado no último dia 25 de julho, em Buenos Aires, Argentina, no Salão Eva Peron do Senado Nacional foi lançado o livro ACISBA. UMA COMUNIDADE PARA TODA VIDA, que imortaliza o Centenário da Associação Comunitária Sefardita de Buenos Aires.

Escrito por María Cherro de Azar e Walter Duer, o livro de 558 páginas, ilustrado com documentos, fotos, cartas e mapas, contém o primeiro assentamento judaico na Península Ibérica na época do rei Salomão, a história dos sefarditas expulsos da Espanha pelos reis católicos no ano de 1492, sua residência no Império Otomano, onde permaneceram até o final do século XIX, para emigrar novamente, chegar a Buenos Aires por volta de 1900 e fundar a Associação Comunidade Sefardita de Buenos Aires, ACISBA, sua casa desde 1914.

O SENADOR CALCAGNO SAÚDA A CULTURA SEFARDI

Admirador da história sefardita, tradições e costumes, o senador Eric Calcagno havia convidado os diretores das instituições ACISBA e da CIDICSEF, entidade dedicada exclusivamente à pesquisa e disseminação da cultura sefardita, para organizar o evento em comemoração ao Centenário do Templo da Rua Camargo 870.

Em seu discurso, o senador citou os grandes pensadores que ilustram nossa cultura, o imenso trabalho de Maimônides, as contribuições de Baruch Spinoza que ainda hoje são válidas, depois de tantos séculos, escritores como Albert Cohen com sua magnífica obra La Bella del Senhor. Ele reconhece e resgata a importância do judaico-espanhol, numa linguagem rica em palavras, e também se refere à Revista Aki Yerushalaim, escrita inteiramente em djudezmo. Também lançou a ideia de celebrar a cultura sefardita na Argentina em um dia especial, a ser decretado pelo Senado.

DIRETORES DA ACISBA E CIDICSEF DESTACARAM O TRABALHO

O Rabino Chefe da Comunidade Sefardita, Isaac Sacca, mencionou uma passagem bíblica que destaca o valor da fé e das tradições, sustentando o judaísmo em face de uma ameaça de destruição, que são os pilares para preservar e garantir a força de sua continuidade, disse ele.

O presidente da ACISBA, Darío Curiel, que hoje dirige a comunidade com entusiasmo, deu ênfase ao crescimento da escola Bereschit que fundou com um grupo de pais e à promoção de uma estratégia renovada para superar as dificuldades do dia a dia.

339_first_4_2

Para se referir ao conteúdo do livro, Mario Eduardo Cohen, presidente da CIDICSEF, também valorizou sua cuidadosa e luxuosa edição, o número de capítulos, a variedade de temas abordados e os detalhes de suas histórias. De uma antiga Villa Crespo, de fazendas e galpões, o primeiro Sefer Torá e sua custódia na sala de jantar de uma casa, a formação da língua judaico-espanhola, o sefardita Shoá, todas as instituições-irmãs sefarditas, com fotos e detalhes de sua trajetória no país. Uma contribuição, um livro que Cohen considera, será eterno para a história do judaísmo na Argentina.

AGRADECIMENTOS DOS AUTORES

Walter Duer, através de um vídeo, se referiu aos primeiros “heróis” que em 1911 se reuniram para manter um Sefer Torá trazido de Izmir, professores e rabinos, conselheiros e figuras proeminentes do mundo sefardita que colaboraram na primeira e mais difícil tarefa, em anos de formação comunitária.

A co-autora do livro, María Cherro de Azar, secretária acadêmica da CIDICSEF, destacou os valores da solidariedade e da tzedaká, que foram o eixo no desenvolvimento e crescimento da ACISBA, a assistência aos primeiros imigrantes, a presença diária no porto de Buenos Aires para descobrir e acompanhar seus compatriotas, a ajuda às famílias, às viúvas e órfãos, e a excelente relação com instituições de bairro, escolas, bibliotecas, centros de artistas plásticos, delegacia de polícia, dirigidos por homens comprometidos que sustentam a continuidade da ACISBA.

Este apenas um resumo que valoriza o livro, em antecipação à próxima apresentação que será feita em setembro à instituição centenária ACISBA.

NOTA: A atividade completa pode ser vista em www.senado.tv .

20
20