SIMPÓSIO CIAM 60 ANOS: A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL – MELHORES PRÁTICAS
O CIAM – Centro Israelista de Apoio Multidisciplinar promoveu o “Simpósio CIAM 60 Anos: A deficiência Intelectual no Brasil – Melhores Práticas”.
O evento aconteceu na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizada no Memorial da América Latina, reunindo diversos especialistas para debater as abordagens mais recentes sobre o tema. Um público de mais de 250 pessoas de diversas áreas de atuação e cidades do estado de São Paulo prestigiou o encontro.
Participaram da abertura, a presidente honorária do CIAM, Anna Abuleac Schvartzman; o presidente em exercício do CIAM, Marcelo Muriel; as secretárias estaduais, Célia Leão ( Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo) e Célia Parnes ( Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo ) e a secretária adjunta da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz.
Entre os palestrantes estiveram presentes os doutores José Salomão Schwartzman e Decio Brunoni, a Defensora Pública Dra Renata Flores Tybiriça, Fernanda Arantes, Damaris Braga, Angela Maria de Amorim Carvalho, Maria Rita Freitas Silva, Minea Paschoaleto Fratelli, Márcia Mello, Luciana B. Ferreira Machado, Sabrina Serafim e as moderadoras Flávia Chwartzmann e Vivian E. G. Lederman. Vivian é bióloga ( IBUSP) com doutorado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisadora do laboratório TEA-MACK e também foi a coordenora geral do simpósio.
Muitos tópicos importante foram abordados, entre eles: Aspectos gerais e causas da Deficiência Intelectual, atendimento multidisciplinar, inclusão escolar e no mercado de trabalho e moradia para adultos.
A abertura do evento ficou por conta da jornalista e mestre de cerimônia Evelyn Elman.
O simpósio celebra os 60 anos de fundação do CIAM, associação beneficente, sem fins lucrativos e que oferece gratuitamente atendimento a crianças e jovens com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade. Este evento ocorreu às vésperas da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, que acontece entre os dias 21 e 28 de agosto.
HISTÓRIA DO CIAM
A história do Ciam começou em 1959. Uma parcela da população até então ignorada, ganhou o apoio de um grupo de profissionais voluntários que resolveram criar um espaço dedicado à pessoa com deficiência intelectual.
Com o tempo o espaço cresceu, o atendimento psicológico e psicopedagógico ficou mais completo e passou a oferecer serviços especializados, tornando o CIAM uma referência como centro de desenvolvimento voltado à assistência social.
Os principais objetivos técnicos da instituição são: apoio à pessoa com deficiência intelectual e seus familiares; a promoção da inclusão social e profissional de seus assistidos e a busca do reconhecimento técnico no desenvolvimento da pessoa com deficiência.
A instituição atende gratuitamente cerca de 260 crianças e jovens carentes de 0 a 16 anos. São 8 mil atendimentos por ano, feitos por uma equipe multidisciplinar e especializada em estimular o desenvolvimento, confiança, autonomia e inclusão na sociedade.
Os atendimentos são realizados em sua sede própria, no bairro do Jaguaré, em São Paulo.
Hoje, o CIAM integra a lista das 100 melhores Ongs de 2018, escolhida entre as mais de 2500 entidades beneficentes que concorreram à premiação promovida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia, com apoio da Fundação Getúlio Vargas. O prêmio Melhores Ongs destaca o trabalho em prol da sociedade com boas práticas de gestão e transparência.
O trabalho do CIAM depende de colaboradores, voluntários, doações, incentivo de pessoas e empresas que apoiem o projeto e que hoje é um exemplo de amor ao próximo, dedicação, solidariedade e profissionalismo.
Crédito das fotos: Cláudia Mifano
 Marcos Lederman, Anna Schvartzman, Marcia Mello, Marcelo Muriel, Vivian Lederman e Dr.José Salomão Schwartzman
 Marcos Lederman, Anna Schvartzman, Marcia Mello, Marcelo Muriel, Vivian Lederman e Dr.José Salomão Schwartzman
 Célia Parnes, Secretária do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo
 Célia Parnes, Secretária do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo
 Célia Leão, Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de SP e Evelyn Elman
Célia Leão, Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de SP e Evelyn Elman
vivian Lederman e Anna Schvartzman

 Flavia Chwartzman, Marcelo Muriel, Marcia Mello, Celia Leão, Anna Schvartzman, Dr. José Salomão Schwartzman e Vivian Lederman
 
						
















