PREVINA-SE! CONHEÇA OS FATORES DE RISCO LIGADOS À DOENÇA RENAL CRÔNICA

342_saúde_4_1A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela perda lenta e progressiva do funcionamento dos rins. Com isso, muitas toxinas acabam se acumulando no sangue, o que é extremamente prejudicial ao corpo.

Como prevenção e alerta, é importante conhecer os fatores de risco ligados à doença, para, assim, monitorar a saúde e evitar perigos.

Diabetes e hipertensão são as principais causas de doença renal, por isso é fundamental controlar e ficar atento. No caso do diabetes, tomar a medicação indicada pelo médico, utilizar a insulina adequadamente, seguir as orientações do endocrinologista e manter corretamente a dieta alimentar são medidas vitais não só para o controle da doença, mas também para diminuir as chances do desenvolvimento de complicações decorrentes dela, entre elas a DRC.

Já a hipertensão arterial tem como principal gatilho a obesidade, que pode acarretar alteração da glicemia, do colesterol e do ácido úrico, uma soma perigosa de fatores que pode culminar na doença renal. Desse modo, uma alimentação balanceada e atividade física regular são ações simples, mas fundamentais. A hipertensão, ela não tem cura, mas tem controle! Uma caminhada diária já é o suficiente para beneficiar, e muito, a saúde no futuro.

É interessante ficar de olho, também, na quantidade diária de passos; manter 10 mil passos por dia é imprescindível, e alguns aplicativos de celular conseguem, inclusive, auxiliar nessa contagem, hoje em dia. Além disso, o excesso de sal na alimentação é um grande vilão, por isso é indispensável reduzir seu consumo, especialmente dos alimentos industrializados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma ingestão diária menor a 5 gramas de sal ou 2 g de sódio.Outro ponto importante é a ingestão de medicamentos, especialmente por pessoas acima dos 60 anos de idade, que costumam utilizar remédios anti-inflamatórios para dores no corpo. Muitas vezes, essas substâncias são utilizadas em doses elevadas e por períodos prolongados, o que pode causar prejuízos aos rins. Por isso, é essencial sempre utilizar apenas medicações indicadas pelo médico.

342_saúde_4_2

E fique atento à saúde dos rins! Exames simples como o de urina e a dosagem de Creatinina no sangue (substância que se acumula na corrente sanguínea quando a função dos rins se reduz) indicam se a função renal está dentro do esperado ou não. Se for preciso, procure um nefrologista.

Localizada no Higienópolis Medical Center, a Clínica RenalClass conta com nefrologistas, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e enfermeiros, entre outros profissionais, que proporcionam qualidade de vida ao paciente renal, construindo um atendimento e tratamento integrado, completo e eficaz.


Clínica RenalClass

R. Mato Grosso, 306, cj.301 – Higienópolis – São Paulo

(11) 3123-3900

(11) 98765-4321
www.grupochr.net.br/renalclass

20
20