BRENO LERNER

Comecei a cozinhar muito moleque . Tive a sorte e a felicidade de poder conviver com meus avôs e avós até o ano em que casei e, portanto, aprender muito com eles. Minhas avós eram ótimas cozinheiras e com elas aprendi todas as tradições da culinária judaica e os princípios da cozinha.

Não contente, minha babe (avó) Clara ainda me alfabetizou em hebraico , passou-me as tradições religiosas , a leitura dos livros sagrados e clássicos  bem como a liturgia das comemorações , e ainda teve tempo de ensinar-me o pouco de Idish que sei.

Cresci, graduei-me e pós graduei-me pela FGV e parti para a vida.

Fui gerente de produtos , gerente de marketing , tive uma tabacaria e administrei um restaurante , o Belvedere, até o dia em que resolvi casar e cheguei à conclusão que restaurantes e família não combinariam muito.

Voltei à carreira de marketing, primeiro na Editora Abril Cultural e depois na Editora Melhoramentos da qual sou hoje superintendente. Com mais tempo virei um fascinado pelo estudo da historia da culinária , seus ingredientes e episódios.

Neste meio tempo escrevi três livros sobre culinária judaica , artigos e matérias para revistas, jornais, sites e programas de rádio e Tv sobre a história da culinária .

Tive um programa de TV chamado A Cozinha da Idishe Mome ( a cozinha da mãe judaica) , por três anos .

Sigo dando regularmente aulas, palestras e workshops sobre o tema além de estudar  e escrever sobre, mais do que nunca, a história da culinária e da gastronomia .

Lancei um novo livro em 2011, O Ganso Marisco e Outros Papos de Cozinha que foi premiado como melhor livro do mundo no Gourmand Cookbook Awards na França, o mais aclamado prêmio de livros de gastronomia do mercado editorial.

20
20