KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


Pergunta sobre Anulação de Promessas

Pergunta: Quando uma pessoa deixa de fazer algo que está acostumada a fazer (algumas tefilot do Aneni, por exemplo), isso se torna uma transgressão? Ou se sempre escuto uma aula de Torá no carro a caminho do trabalho, posso mudar de vez em quando e ouvir música, ou isso virou uma obrigação para mim? Se sim, como sair da obrigação?

Resposta: Pela pergunta, parece que os bons hábitos que você manteve, como escutar aulas de Torá durante a viagem, não foram assumidos com a intenção de serem praticados de forma permanente, mas que você começou a fazer isso sem qualquer intenção ou motivo específico. Portanto, neste caso, não há necessidade de fazer a anulação de promessas.


Três passos para frente na Amidá

  • Na oração da manhã, antes de recitar a Amidá, quando devo dar os três passos para frente? Com que pé inicio os passos para frente?

Resposta: Os três passos antes do início da Amidá devem ser concluídos antes do final da brachá “gaal Israel”. Ou seja, quando falamos as palavras “gaal Israel” já devemos estar parados com os dois pés juntos, prontos para iniciar a Amidá. Dessa forma, os três passos devem ser iniciados aproximadamente nas palavras “veneemar goalenu”. Em relação à segunda pergunta, devemos iniciar os passos com a perna direita. Somente os passos para trás, quando concluímos a Amidá, iniciamos com a perna esquerda.


Voltar a dormir após a Netilat Yadaim

  • Pergunta: Acordei, recitei “mode ani” e fiz netilat yadaim, mas voltei a dormir. Quando acordar, devo recitar “mode ani” novamente?

Resposta: No caso em que a pessoa acorda, fala “mode ani”, ablui as mãos e volta a dormir, este segundo sono tem a mesma lei de um sono diurno. A pessoa está isenta de falar “mode ani” quando acorda desse segundo sono. Se esse segundo sono se prolongar por mais de meia hora, é apropriado, ao despertar, abluir as mãos novamente três vezes alternadamente, porém sem recitar qualquer benção. Da mesma forma, não há proibição de tocar os locais cobertos do corpo (olhos, narinas, ouvidos, boca) antes dessa ablução, pois essa proibição existe apenas após o sono da noite.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

344_história_3_2Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie para nós a pergunta DE FORMA CLARA, que responderemos!

20
20