RABI JACQUES CUKIERKORN

jacques_cukierkorn_dir (1)

Nasceu em São Paulo, Brasil, e foi ordenado rabino pelo Hebrew Union College (Cincinnati, Ohio). Ele provém de uma linha de rabinos Hassídicos da Polonia. Seus avós paternos emigraram ao Brasil em 1929. Seu bisavô materno veio do Uruguai em 1930 donde foi um dos fundadores dessa comunidade judaica.

É considerado um perito sobre os anusim, os descendentes de Judeus que foram forçados a converter-se ao cristianismo, mas que mantiveram em secreto sua identidade judaica em alguns casos, até o dia de hoje. E, é fundador da Brit Brajá, a primeira comunidade judaica de língua hispânica e portuguesa baseada na web.

Como assessor de várias organizações internacionais, tais como Kulanu, o rabino Cukierkorn tem sido uma peça chave em alguns dos mais controvertidos retornos em massa de indivíduos ao Judaísmo. Ele se dedica a ajudar as pessoas a aprender sobre o judaísmo e tem ajudado a centenas de pessoas a converter-se ou retornar ao Judaísmo, principalmente na América Latina mas também na Europa e nos Estados Unidos.

É autor de um guia ao Judaísmo disponível em espanhol, português e inglês: “HaMadrij: La Guía”, “Judaísmo Acessível: Um guía conciso dos valores e práticas do Judaísmo moderno (e-book)” e “Accessible Judaism: A Concise Guide to Judaism”. É co-autor, junto a Bill Tammeus, de um livro sobre o Holocausto: They Were Just People: Stories of Rescue in Poland During the Holocaust. E também escreve habitualmente para distintos periódicos e revistas.

Rabí Cukierkorn é o líder espiritual do Temple Israel da Gran Kansas City. Também tem servido como vice-presidente da Sociedade para o Judaísmo Reformista Clássico e como presidente da Associação de Rabinos de Kansas City.

Está casado com Denisse e é pai de duas filhas. Vive junto a sua família em Overland Park, Kansas, Estados Unidos de América.

 

Youtube: https://www.youtube.com/user/rabbi94

 

 

20
20