A FORÇA DE UMA MITZVÁ – RABINO ADIN STEINSALTZ

348_história_1_1A força e a capacidade de uma mitzvá dependem da força vital que nela se coloca

Como o objetivo da vida humana na Terra é reparar este mundo, elevando-o a algum nível de contato com o Divino, aspirar a níveis mais altos de intenções apropriadas é um aspecto vital desse processo de reparo.

Se uma pessoa tem a oportunidade de realizar uma mitzvá, ou ela decide fazê-la apenas com seu corpo, com seu campo circunscrito de força e de vida, ou ela escolhe aproveitá-la para o poder de seu pensamento e sentimento, dando-lhe uma certa orientação e potência adicional.

Como qualquer ato que se possa executar, como cavar com as mãos ou com um trator, a ação é a mesma, mas o força é diferente.

Assim, também, a mitzvá, seja dando caridade ou recitando uma bênção, é sempre ela mesma. Sua força e capacidade dependem da força de vida que se coloca nela, e isso é principalmente uma questão de intenção do coração e dos pensamentos da mente conhecedora.

É verdade que a intenção sem o corpo pode não ter efeito algum. Mas junto com o ato físico, a intenção pode efetuar um mudança crucial na essência do mundo.

20
20