KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


Amar ao próximo

A Torá ensina (Vaikrá 19:18): “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Cuide dos seus interesses, faça-lhes favores desinteressadamente. Não lhes cause prejuízos, honre-os. Não inveje o que D-us deu a eles e ajude-os nas suas adversidades.

A Torá também ensina (Vaikrá 19:17): “repreende a teu próximo” (quando ele aceita a sua repreensão). Faça isto a sós, com doçura e tantas vezes quanto necessário. Se ele não aceita a sua crítica, abstenha-se.


Pense antes de falar

Nossos sábios ensinam no Pirkei Avót (Ética dos pais 1:17): “Shimon (filho de Raban Ganliel) diz: Todos os meus dias cresci entre os sábios e não encontrei nada melhor ao corpo do que o silêncio”.

Disto vemos a importância e a gravidade da fala. Por isso pense sempre antes de falar. Meça suas palavras e analise a conveniência do que queira dizer. As palavras ditas voam e não retornam mais. Se pensa em falar sobre outras pessoas, mesmo sendo verdade, cerre antes seus dentes e feche seus lábios. D-us nos deu estas duas barreiras exatamente para isto, para dificultar a fala sobre os outros


Por que comigo?

Nossos sábios ensinam na Guemará: “Se a pessoa vê que muitos sofrimentos e dificuldades vêm em sua direção, ela deve verificar suas ações”. Disto eles aprendem que se alguém é afligido por algum problema, deve meditar sobre o ocorrido, rever seus comportamentos e aceitar o problema como um chamado Divino às suas atitudes.

Normalmente atribuímos o nosso sofrimento a outros fatores externos e não ao nosso desvio de conduta. Reconheça este chamamento. Tudo que D-us faz é para o nosso bem e Ele está sempre pronto a passar por cima dos nossos erros, desde que nos arrependamos.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

348_história_5_1


Tem dúvida/pergunta sobre alguma Halachá? Clique aqui e envie a pergunta DE FORMA CLARA, que será respondida!