O BONDOSO LADRÃO – RABINO ARIEH RAICHMAN

349_história_3_1“O ladrão é ainda maior que eu. Quando eu tinha o dinheiro, queria guardar tudo para mim, mas quando ele pegou o dinheiro, pensou nos outros.”


Uma jovem veio ao Beit Chabad para discutir um assunto sério pelo qual estava passando. Ela era uma garota honesta e direta na maneira como falava. No entanto, sua honestidade causa perca de amigos, às vezes. Ela perguntou se havia algo errado em dizer as coisas do jeito que são. Não devemos falar a verdade?

A Torá nos diz para sermos puros e diretos com D’us. Afinal, Ele conhece nossos próprios pensamentos e desejos, então o que realmente há para esconder? No entanto, com as pessoas, nem tudo o que se pensa precisa ser dito. A outra pessoa não conhece seus pensamentos e, francamente, nem sempre precisa saber. Você acha que pode ser prejudicial à outra pessoa, se você contar a ela?

Ao invés, poderíamos usar esses poucos momentos extras para pensar em algo positivo sobre a outra pessoa. Em alguns casos, uma ação ou comportamento que parece horrível, pode ser visto com uma perspectiva positiva. Aqui está uma anedota para provar isso:

Havia um homem chamado R ‘Volvle que tinha 10 rublos no bolso. Ele decidiu escondê-los no lugar em que um ladrão nunca veria ou mexeria. Ele pegou uma Bíblia e encontrou a porção da Torá dos 10 Mandamentos. Na página em que está escrito “Não furtarás”, ele os colocou lá. Alguns dias depois, uma pessoa foi ler a Bíblia e encontrou o dinheiro. Ele pegou cinco rublos e colocou os outros cinco na porção da Torá que afirma: “Ame a teu próximo como a si mesmo”.

Alguns dias depois, R ‘Volve procurou na Bíblia por seu dinheiro, mas não achou. Ele folheou mais algumas páginas e finalmente encontrou metade do dinheiro no outro lugar. Seu primeiro pensamento pode ter sido raiva, mas ele imediatamente chegou a uma conclusão surpreendente:

“O ladrão é ainda maior que eu. Quando eu tinha o dinheiro, queria guardar tudo para mim, mas quando ele pegou o dinheiro, pensou nos outros.”

Voltando à jovem… Eu disse a ela que nem sempre a verdade precisa ser dita para os outros, mas consigo mesmo- você sempre deve ser sincera.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20