AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR…

Como o lançamento do livro “As Crianças no Holocausto”, o show de Manu Lafer e convidados, a peça teatral “O Pequeno Príncipe”, o Circuito de Seminários sobre Imigração e Holocausto, as bolsas do Instituto Weizmann, o sarau musical do IMJ, a festa de Purim na Sinagoga do Morumbi e a palestra no CIB com Sérgio Niskier e Israel Blajberg sobre Ostrowiec. Confira aqui os detalhes.


LANÇAMENTO DO LIVRO “AS CRIANÇAS NO HOLOCAUSTO”

350_fique_5_1

Você também está convidado a comparecer no dia 08 de Março, às 10h, na Sala Plenária do Clube A Hebraica de São Paulo para o lançamento do livro “As Crianças no Holocausto” , durante o debate “Revisitando a história do Holocausto no século XXI” com a presença de Nessim Hamaoui, organizador do livro.

O livro “As Crianças no Holocausto: Coletânea em memória das vítimas do Holocausto vol.2” narra em seus capítulos toda jornada de sofrimento que as crianças passaram no Holocausto. Os textos são da equipe histórica do Museu do Holocausto de Jerusalém – Yad Vashem.

Para adquirir um exemplar (R$ 45) mande uma mensagem para o whatsapp (11) 98541-2971, ou através do site: http://conteudojudaico.com/livros

Informações: 3818-888/8889


MANU LAFER & CONVIDADOS APRESENTAM “NOBODY BUT YOU”

350_fique_5_2Acompanhado por grandes expoentes do Jazz, Manu Lafer apresentará versões inéditas de standards americanos, além de canções em português e hebraico

O Ministério da Cidadania e a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizam no sábado, 07 de março, às 21h, no Teatro Viradalata (Rua Apinajés, 1387), a apresentação musical “Nobody But You” com Manu Lafer & Convidados.

Com 22 anos de carreira, 21 cds e 2 dvds, Manu Lafer fará uma releitura de seu álbum “Nobody But You”, no qual apresentará versões inéditas de standards americanos, além de canções em português e hebraico, como sua versão para o Salmo 139 do Rei David.

Manu Lafer terá como convidados especiais dois grandes expoentes da guitarra de jazz que fizeram a direção musical e gravaram o álbum que leva o nome do show: Howard Alden (guitarra de 7 cordas), que tocou com Dizzy Gillespie e Frank Sinatra, e Jack Wilkins (guitarra), que já se apresentou com grandes artistas, como Ray Charles a Sarah Vaughan.

A convidada de honra será a cantora Verônica Ferriani, que interpreta canções de Manu, como, A Lente Do Homem, Depressa Amor, Luz e Meu Herói, além de fazer os standards. Verônica foi premiada como intérprete e fez o circuito de samba tradicional, seno atualmente uma das maiores intérpretes de sua geração, tendo projeção internacional.

Eles subirão ao palco com a banda de Manu Lafer que traz o guitarrista Daniel Oliva, a contrabaixista Vanessa Ferreira, o baterista Alex Duarte , juntamente com os convidados nacionais: Swami Junior (violão de 7 cordas) e Fabio Tagliaferri (viola de arco e ukelele).

O show traz uma releitura do álbum Nobody But You, com standards americanos menos óbvios até para os músicos americanos. A seleção privilegia o repertório swing uptempo e alegre (Mimi), salvo por duas baladas: Two Sleepy People e Broadway Baby, cantada à moda soft, desdramatizada e brasileira no canto bossanovístico. Nobody But You é também o título de uma das faixas, lançada por Margaret Whting (filha do compositor Richard Whiting).

Gratuito mediante reserva pelo site: https://cip.org.br/show-manu-lafer-para-cip/


TEATRO – O PEQUENO PRÍNCIPE

Infantil que integra trabalho de ator e manipulação de bonecos volta ao Teatro Folha

350_fique_5_3

Após o sucesso da primeira temporada, sendo um dos três espetáculos infantis mais assistidos de 2019, O Pequeno Príncipe, adaptado e dirigido por Ian Soffredini, está de volta ao Teatro Folha. A peça reestreia no dia 14 de março e permanece em cartaz até 31 de maio, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas.

A encenação, que integra o trabalho de ator com manipulação de bonecos e técnicas de teatro com luz negra, tem sessões aos sábados, domingos e feriados, às 16h.

O Pequeno Príncipe é uma adaptação da obra homônima escrita pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943. O livro se tornou um clássico da literatura universal, traduzido em mais de 220 idiomas e dialetos.

FICHA TÉCNICA – Dramaturgia e direção: Ian Soffredini (baseado no livro de Antoine de Saint-Exupéry). Elenco: Enrico Verta, Luiza Arruda, Mari Williams, Nathalia Kwast, Patrick Aguiar, Rafael Rilo e Tita Azevedo. Direção de arte: Sidnei Caria. Cenografia, figurinos, bonecos e máscaras: Sidnei Caria, Silas Caria e Tete Ribeiro. Direção de manipulação de bonecos: Wanderley Piras. Música original: Ricardo Severo. Produção executiva e administração: Isabel Gomez Desenho de luz: Diego Rocha. Sonoplastia: Mariana Nunes. Costureira: Cidinha André. Assessoria de Imprensa: Verbena Comunicação. Coordenação de marketing: Emanoela Abrantes. Criação gráfica: Marjorie costa. Mídias sociais: Pedro Tavares. Equipe técnica: Jardim Cabine. Fotografia: Will Siqueira Realização: Dulion Participações e Serviços Teatrais LTDA.

Local: Teatro Folha – Av. Higienópolis, 618, Terraço – Shopping Pátio Higienópolis. São Paulo/SP.

Tel.: (11) 3823-2323. 305 lugares. Acessibilidade. Arcondicionado.


CIRCUITO DE SEMINÁRIOS SOBRE IMIGRAÇÃO E HOLOCAUSTO

350_fique_5_4


ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA AS BOLSAS DO INSTITUTO WEIZMANN DE CIÊNCIAS

Alunos brasileiros interessados em ciências que terminaram o segundo grau ou estão cursando o primeiro ano superior podem se inscrever até 05 de março

O grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil vai selecionar alunos brasileiros para quatro bolsas integrais para o International Summer Science Institute, a Escola de Verão do Instituto Weizmann de Ciências (localizado em Rehovot, Israel).

O International Summer Science Institute acontecerá de 07 a 20 de julho de 2020, período em que o Instituto Weizmann abrirá seus mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física para jovens talentos em ciências do mundo todo. Além de participarem diretamente de pesquisa científica de ponta, trabalhando em laboratórios e desenvolvendo projetos de investigação ao lado de profissionais, os alunos vão conhecer Israel e “dividir a bancada” com cerca de 80 jovens de vários países.

A programação inclui três semanas dedicadas à pesquisa científica nos laboratórios com orientação de cientistas renomados, além de palestras, seminários e visitas a algumas das instalações de última geração no campus. Os alunos também participam de oficinas de debates e de criação de vídeos curtos, transmitindo mensagens de ciências, que depois poderão ser distribuídos nas redes sociais.

Como participar:

O concurso é aberto a estudantes de todo o Brasil que tenham terminado o segundo-grau ou que estejam cursando o primeiro ano do Ensino Superior em 2020. Os alunos devem ter idade entre 18 e 20 anos na data do programa e é essencial o domínio do inglês. Os candidatos selecionados receberão bolsa integral que inclui viagem, estadia e taxas de atividades financiadas pelo Grupo dos Amigos do Weizmann do Brasil.

Para participar do processo seletivo é necessário responder o formulário disponível no site www.amigosdoweizmann.org.br até o dia 05 de março.

Saiba mais sobre o Instituto Weizmann de Ciências:

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. O Instituto abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio. O Weizmann desenvolve uma ampla gama de pesquisas baseadas na curiosidade, para gerar conhecimentos em benefício da humanidade. O Instituto está sempre em busca de novos caminhos para combater doenças, desenvolver novas tecnologias e materiais e criar estratégias para proteger o meio ambiente.


SARAU MUSICAL DO INSTITUTO DA MÚSICA JUDAICA

Inscrições pelo email sarau@imjbrasil.com.br – Ingressos R$ 30,00 – Vagas limitadas

350_fique_5_5


GRANDE FESTA DE PURIM NA SINAGOGA DO MORUMBI

350_fique_5_6Informações: (11) 3031-4555


BRASIL – OSTROWIEC: UMA FANTÁSTICA CONEXÃO – PALESTRA NO CIB, RJ

350_fique_5_7Se você é ou não descendente de imigrantes de Ostrowiec, não pode perder esta palestra com Sergio Niskier e Israel Blajberg, que também é o curador da exposição de fotos “Ostrowiec de Ontem e de Hoje”.

A duas horas de Varsóvia, Ostrowiec foi uma cidade judaica. No século XIX chegava a ter 90% de habitantes judeus e tudo girava em torno de uma enorme usina siderúrgica, com suas inúmeras chaminés, muitas ainda de pé e hoje apenas uma sombra do passado.

No tempo dos judeus Ostrowiec era pequena. Havia o centro e a usina distante. Dentro do centro tudo era perto e possível de ser percorrido a pé: Rynek, sinagoga perto do rio com mikvah e Beit ha Midrash que os nazistas destruíram, o moinho dos Rembischevski com sua roda d’água, o cemitério que ainda existe, a Rua Estreita com suas escadarias onde moravam os Niskiers, perto da Igreja de São Nicolau, e o número 13 da Rua Ilzeczka, onde moravam os Blajberg.

Há 1 século começou a se delinear uma fantástica conexão… Um dia existiu a Sociedade dos Judeus de Ostrowiec, sediada na Praça XI Judaica. Consta que um incêndio consumiu todos seus arquivos e registros. Existem hoje no Brasil pouquíssimos judeus ainda nascidos em Ostrowiec, mas muitos são os descendentes.