“CERTEZAS DESMORONAM” – POR ARNALDO NISKIER
“Vivemos um tempo em que certezas desmoronam diante de nossos olhos ao passo que realidades impensáveis se concretizam. Até que ponto estamos preparados para lidar com isso tudo?”
Aproveitando o fato de o meu filho Celso estar estagiando em Londres, fizemos visitas de grande significado pedagógico a duas tradicionais instituições de ensino: King’s College e Open University, esta última para debater os avanços do ensino superior à distância. Não foi por acaso que Celso Niskier, em aula recente, afirmou que “no século XXI, inovação, tecnologia e disruptura são conceitos em voga, que levam a sociedade a renascer em si, bem como na produção e ampliação do conhecimento e do seu modo de relacionar e de se comunicar.
E mais adiante: “Vivemos um tempo em que certezas desmoronam diante de nossos olhos ao passo que realidades impensáveis se concretizam. Até que ponto estamos preparados para lidar com isso tudo?”
Celso critica a resistência à EAD:“Querem desconstruir uma série de mitos relacionados a esse universo, são muitos os que se encontram abraçados a um passado para o qual não há retorno.”
Concordamos com ele quando afirma que o Brasil possui ampla legislação educacional segundo a qual todo e qualquer curso superior precisa seguir uma série de regras e diretrizes, como as estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. A verificação da qualidade do ensino oferecido é mensurada por mecanismos distintos e complementares, como a avaliação in loco das instituições de ensino e a aplicação de prova presencial aos graduados. Apesar disso, ainda há quem se dedique a desqualificar a EAD.”
Costuma abordar outro tema delicado, como o argumento da falta de prática entre os graduados dessa nova modalidade: “Em alguns cursos, especialmente na área de Saúde, o conteúdo ofertado de modo presencial (e geralmente prático) chega a ultrapassar o limite de 30% de presencialidade previsto na legislação vigente. Esse, aliás, é um limitador que precisa ser excluído, pois não há distinção de conteúdo entre cursos presenciais e à distância, inclusive com relação à carga horária de atividades práticas.”
Celso esclarece que os cursos de Saúde são sempre contemplados com ferramentas modernas de formação e interação, com vistas ao século XXI. Como detalhou, recentemente, em artigo na imprensa o presidente do hospital Israelita Albert Einstein, o médico Sidney Klajner, a simbioso entre tecnologia e saúde não é futuro, mas presente. Ele contou que, desde 2012, a telemedicina é realidade no seu hospital, que hoje conta com belíssimos resultados.
O ensino intermediado pela tecnologia é uma realidade. Devemos estar atentos às fake-news que cercam lamentavelmente o processo. É preciso desconstruir esses fatos. Assim se contribui para o crescimento socioeconômico do país.
ARNALDO NISKIER – Membro da Academia Brasileira de Letras, jornalista, professor, presidente do CIEE/RJ e formado em Matemática e Pedagogia. Saiba mais.