PRIMEIRO MEDICAMENTO CONTRA NOVO CORONAVÍRUS É IDENTIFICADO
O “gancho” protéico de ligação do novo coronavírus SARS-CoV-2 usa o mesmo fator de ligação celular (ACE2) que o SARS-CoV, e usa a protease celular TMPRSS2 para sua ativação.
[Imagem: Markus Hoffmann]
Remédio contra o novo coronavírus
Pesquisadores alemães afirmam ter encontrado o primeiro medicamento para combater o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da gripe covid-19.
Trata-se de um medicamento, chamado mesilato de camostato, já aprovado no Japão para tratar inflamações do pâncreas.
Tudo começou quando Markus Hoffmann e seus colegas de vários institutos de pesquisa da Alemanha descobriram como o novo coronavírus entra nas células hospedeiras para iniciar a infecção.
Eles identificarram uma proteína celular, chamada TMPRSS2, que é essencial para que o SARS-CoV-2 entre nas células pulmonares.
“Nossos resultados mostram que o SARS-CoV-2 requer a protease TMPRSS2, que está presente no corpo humano, para entrar nas células. Esta protease é um alvo potencial para intervenção terapêutica,” disse o professor Stefan Pohlmann, coordenador da equipe.
Mesilato de camostato
Rastreando as bibliotecas de fármacos e medicamentos, a equipe verificou que o camostato mesilato inibe a mesma protease TMPRSS2, o que os levou a testar se o medicamento também poderia prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2.
“Nós testamos o SARS-CoV-2 isolado de um paciente e descobrimos que o mesilato de camostato bloqueia a entrada do vírus nas células pulmonares,” confirmou Markus Hoffmann.
A equipe recomenda agora que o medicamento comece a ser testado contra a covid-19 em ensaios clínicos controlados.
Continue lendo: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=primeiro-medicamento-contra-novo-coronavirus&id=13971&nl=nlds