JUVENTUDE MARCA FORTE PRESENÇA NO YOM ISRAEL

Federação Israelita do Estado de São Paulo e a A Hebraica promoveram domingo, 19 de maio, o Yom Israel, um grande evento organizado pelos movimentos juvenis e entidades universitárias para comemorar a existência do Estado de Israel, que movimentou a Hebraica durante todo o Domingo. 

Durante o Yom Israel a Hebraica esteve aberta à comunidade judaica com uma programação festiva, cultural e de lazer voltada para todas as faixas etárias com atividades como: debates, apresentações de danças e musicas, harkadot, comidas típicas, artes plásticas e brinquedos para as crianças.

“A proposta do Yom Israel é de que a comunidade possa se unir para comemorar o Yom Haatzmaut, com a Hebraica aberta para todos e  atividades para todas faixas etárias. Apesar do tempo não ter ajudado, tivemos uma grande presença de público e o evento foi um sucesso”, declarou  o presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat. 

Para o presidente de A Hebraica, Abramo Douek, “este evento já faz parte do calendário da Hebraica e é extremamente importante. O Clube fica aberto à toda comunidade e recebe crianças, jovens e adultos para comemorar em grande estilo o aniversário de Israel”. 

“ Um dos pontos  altos do Yom Israel foi a presença maciça da juventude judaica aqui na Hebraica. Foi uma grande comemoração que colocou Israel no centro da vida judaica.”, frisou o coordenador do Departamento de Juventude da Fisesp, Henry Gherson. 

A comemoração foi finalizada no Centro Cívico com uma grande Harkadá com a participação do público e com de dança das leakot  da Hebraica e da CIP e dos colégios Alef, IL Peretz e Renascença. 

Yom Haatzmaut (Dia da Independência), é o principal feriado nacional de Israel. Celebra a independência do país, marcada pelo fim do mandato britânico. É celebrado de acordo com o calendário judaico, no 5º dia do mês de Iyar. Pelo calendário gregoriano, adata da independência é 14 de maio de 1948. O principal costume dos israelenses no Yom Haatzmaut é reunir as famílias e os amigos e comemorar a data com churrascos ou piqueniques. Também há festas nas grandes cidades, onde o povo se reúne para ouvir shows de música e dança. A cerimônia oficial acontece no Monte Herzl, em Jerusalém.

20
20