O BEM NO MAL – RABINO ARIEH RAICHMAN

355_história_1_1A Torá não é limitada por vírus, templo ou exílio. Que possamos tirar proveito desse período para estudar a Torá, crescer em nosso judaísmo e estudar as fontes de Chassidut …. então “Haverá um tempo de boa vontade e salvação”.


Certa vez, Baal Shem Tov encontrou Mashiach e perguntou: “Quando meu mestre chegará?” Ele respondeu: “No momento em que seus ensinamentos se tornarem públicos e revelados no mundo, e suas fontes surgirão nos extremos mais distantes”. Então Mashiach continuou: “… e então todos os kelipot (forças do mal) deixarão de existir, e haverá um tempo de boa vontade e salvação”. Quando o Baal Shem Tov ouviu isso, ficou angustiado por duas razões. Ele percebeu que levaria muito tempo, e a segunda porque, todos os grandes líderes desejam permanecer privados. Agora ele e seus ensinamentos precisariam ser revelados ao público.

Parece que havia dois caminhos no serviço D’us que foram criados a partir dessa conversa. Chabad que decidiu ensinar os ensinamentos de Chassidut em todo o mundo e de várias maneiras. E o outro grupo chamado Chagat, focado em remover as Kelipot (maldade).

No entanto, hoje, durante esse período de quarentena, vemos a resposta de Mashiach ao Baal Shem Tov sendo cumprida. Todas as aulas de Torá, e até serviços a D’us estão sendo realizados via internet. Hoje, todos os judeus estão se conectando, não importa em que canto do mundo estejam. Os ensinamentos da Torá de Chassidut estão sendo espalhados e alcançando lugares como nunca antes, através da internet. Isso levará à chegada de Mashiach.

Às vezes é difícil olhar para o lado positivo de uma situação desafiadora, mas isso não significa que não devamos. Na história da nação judaica, houve momentos em que fomos capazes de cumprir mais Mitzvot do que hoje. Quando havia o Templo e morávamos na terra de Israel, podíamos cumprir 248 mandamentos positivos. Hoje apenas 87. E em nosso estado atual, parece que estamos ainda mais limitados do que nunca. Embora os mandamentos possam ter mudado, o estudo da Torá nunca mudou.

Hoje somos capazes de estudar todas as partes da Torá, mesmo aquelas que não são práticas em nossos dias – como leis de sacrifícios ou ciclos lunares. A Torá não é limitada por vírus, templo ou exílio. Que possamos tirar proveito desse período para estudar a Torá, crescer em nosso judaísmo e estudar as fontes de Chassidut …. então “Haverá um tempo de boa vontade e salvação”.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20