ACENDER A MENORÁ – RABINO DOVI GOLDBERG

358_história_2_1Os sete braços da Menorah representam as nossas diferenças. Por isso, apesar de semelhantes, somos todos diferentes, e como somos…

Qual judeu não tem uma Menorá em casa? A Menorá ou candelabro serve para iluminar as nossas casas e pode ter diferentes formas e cores. Geralmente tem 9 braços.

Mas você sabia que a Menorá original, a do Templo, tinha apenas sete braços? Este número, como tudo na Torá, tem um significado.

D’us criou o mundo em sete dias, cada dia com um dom divino, com características próprias, que são conhecidas como Sefirot: Chesed (bondade) Gevurah (severidade), etc. Em consequência, todos nós fomos criados também com diferentes características individuais, dependendo do dia e da energia em que nascemos.

Os sete braços da Menorah representam as nossas diferenças. Por isso, apesar de semelhantes, somos todos diferentes, e como somos…

Na Parashá desta semana, “Behaalotchá”, que significa “acender as velas”, D`us ordena ao Sumo Sacerdote acender a Menorá no Templo. Mas esta ordem de D`us é dirigida a cada um de nós.

Porém isto não acontece automaticamente. É verdade que cada um de nós já vem equipado com o pavio e com fósforos – nossas virtudes e nossos defeitos. Mas, somos nós, cada um de nós, que precisamos acender a nossa própria vela.

Cada um precisa iluminar ao seu redor, com estudo de Torá, Mitsvot e Tsedacá. Não importa a que braço pertencemos, quais virtudes ou defeitos que possuímos. Esta é uma obrigação individual, cada ser humano tem de brilhar!!!

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20