PORQUE SOU JUDEU – RABINO LORD JONATHAN SACKS

359_historia_4_1

************************

Eu sou um judeu porque prezo a Torá, sabendo que Deus deve ser encontrado não apenas em forças naturais, mas em significados morais, em palavras, textos, ensinamentos e comandos, e porque os judeus, embora não tivessem mais, nunca deixaram de valorizar a educação como tarefa sagrada, dotando o indivíduo de dignidade e profundidade.

************************


359_historia_4_2Eu não sou judeu porque acredito que o judaísmo contém tudo o que há da história humana. O que acontece comigo não define quem eu sou; o nosso é um povo de fé, não de destino. Nem é porque acho que os judeus são melhores que os outros, mais inteligentes, criativos, generosos ou bem-sucedidos. Não são os judeus que são diferentes, mas o judaísmo. Não é tanto o que somos, mas o que somos chamados a ser.

Eu sou judeu porque, sendo filho do meu povo, ouvi o chamado para acrescentar meu capítulo à sua história inacabada. Eu sou um estágio em sua jornada, um elo de ligação entre as gerações. Os sonhos e esperanças de meus ancestrais continuam a existir em mim e eu sou o guardião de sua confiança, agora e para o futuro.

Eu sou judeu porque os nossos antepassados ​​foram os primeiros a ver que o mundo é movido por um propósito moral, que a realidade não é uma guerra incessante dos elementos, a ser adorada como deuses, nem a história uma batalha em que poder é certo e poder é para ser apaziguado. A tradição judaica moldou a civilização moral do Ocidente, ensinando pela primeira vez que a vida humana é sagrada, que o indivíduo nunca pode ser sacrificado pela massa, e que ricos e pobres, grandes e pequenos, são todos iguais perante Deus.

Eu sou judeu porque sou o herdeiro moral dos que estavam ao pé do monte Sinai e prometeram viver de acordo com essas verdades de todos os tempos. Eu sou descendente de inúmeras gerações de ancestrais que, embora dolorosamente testados e amargamente julgados, permaneceram fiéis àquela aliança quando eles poderiam facilmente ter desertado.

Eu sou judeu por causa do Shabat, a maior instituição religiosa do mundo, um momento em que não há manipulação da natureza ou de nossos semelhantes, na qual nos reunimos em liberdade e igualdade para criar, a cada semana, uma antecipação do messianismo.

Eu sou judeu porque a nossa nação, embora às vezes sofresse a pobreza mais profunda, nunca desistiu de seu compromisso de ajudar os pobres, ou de resgatar judeus de outras terras, ou de lutar pela justiça para os oprimidos, e fez isso sem autocongratulações, porque era uma mitzvá, porque um judeu não podia fazer menos.

Eu sou um judeu porque prezo a Torá, sabendo que Deus deve ser encontrado não apenas em forças naturais, mas em significados morais, em palavras, textos, ensinamentos e comandos, e porque os judeus, embora não tivessem mais, nunca deixaram de valorizar a educação como tarefa sagrada, dotando o indivíduo de dignidade e profundidade.

Eu sou um judeu por causa da fé apaixonada de nosso povo na liberdade, sustentando que cada um de nós é um agente moral, e que nisto reside nossa dignidade única como seres humanos; e porque o judaísmo nunca deixou seus ideais no nível das elevadas aspirações, mas os traduziu em ações que chamamos mitzvot, e um caminho, que chamamos de halachá e assim trouxe o céu à terra.

Tradução a arte: Mendy Tal – Cientista político e ativista comunitário


RABINO LORD JONATHAN HENRY SACKS, Barão Sacks, Kt (nascido em 08 março de 1948), título que lhe foi concedido pela Rainha da Inglaterra, é um rabino e estudioso do judaísmo. Ele foi o Rabino-Chefe das Congregações Hebraicas Unidas da Commonwealth, Londres. Seu nome hebraico é Yaakov Zvi. É fundador e diretor do Meaningful Life Center (Centro para uma Vida Significativa).

20
20