PRÉ-FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO DA HEBRAICA SP ACONTECE DIAS 15 E 16 DE AGOSTO

Com a exibição gratuita online de dois grandes filmes inéditos no Brasil, a Hebraica de São Paulo faz prévia da tradicional mostra adiada por conta da pandemia: Mais que Especiais, aclamado no ano passado no Festival de Cannes, e Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-De-Rosa, da diretora alemã Caroline Link, vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2003.


Há 24 anos, sempre na primeira quinzena de agosto, o Festival de Cinema Judaico apresenta uma seleção de filmes de temática judaica, produzidos em diferentes países.

Entre seus objetivos estão apresentar o melhor da cinematografia internacional e brasileira de temática judaica, promover um intercâmbio cultural e levar ao público paulistano a cultura, a história e o pensamento judaico através do cinema.

A ideia é mostrar diferentes pontos de vista buscando uma reflexão sobre os temas abordados.

Frente à situação atual e priorizando a saúde do espectador, o Festival foi adiado para data ainda a ser anunciada e dividido em duas etapas.

“O festival esse ano será dividido em dois momentos, um virtual, agora, e outro no final de novembro, o qual temos esperança que possa ser presencial. Mas, independentemente de como será, fica o convite a todos, porque os filmes são sensacionais”, explicou o presidente da Hebraica, Daniel Leon Bialski.

“Sabemos da importância e do valor do contato físico, então decidimos postergar o festival para o final do ano de maneira presencial. Ainda assim, entendemos que a data já faz parte do calendário da cidade e criamos o formato pocket, de maneira gratuita, num final de semana deste mês de agosto como uma avant-première”, afirma o diretor geral do festival, Gaby Milevsky.

Assim, para não deixar o público que aguarda o festival sem programação, a Hebraica está realizando o Pré-Festival nos dias 15 e 16 de agosto, apresentando dois grandes filmes online e gratuitos: Mais que Especiais, aclamado no ano passado no Festival de Cannes, e Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-De-Rosa, da diretora alemã Caroline Link, vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2003

Esta apresentação virtual será como um aperitivo para o Festival de Cinema Judaico Hebraica de São Paulo, que todo ano é ansiosamente aguardado pelo público paulistano.

Na edição de 2019, o festival apresentou 33 filmes de 11 países e reuniu um público de mais de 10 mil pessoas, relembra Daniela Waisserstein, curadora do festival e diz:

“É uma seleção de filmes que leva ao público um olhar sobre a cultura, a história e o pensamento judaico”.

Tanto os filmes quanto os debates acontecem em parceria com o MIS, Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, no canal do YouTube do Museu.

Além das exibições dos filmes marcadas para os dias 15 e 16 de agosto, às 15h e às 20h, haverá debates online às 17h30 com convidados ainda a serem anunciados.

O Festival de Cinema Judaico é organizado e idealizado pelo Clube A Hebraica de São Paulo com apoio institucional da embaixada da França, do Instituto Goethe, da A2 Filmes e da California Filmes. E tem o apoio cultural do Museu da Imagem e do Som (MIS) e do Governo do Estado de São Paulo.

Para assistir aos filmes acesse o site www.hebraica.org.br para inscrever-se de 4 a 13 de agosto. Vagas limitadas.

Para acompanhar e participar dos debates o acesso será livre no Canal do MIS no YouTube


SINOPSE DOS FILMES

Mais que Especiais

Dia 15, às 15h e às 20h

Baseado em uma história real, mostra o trabalho de Stéphane Benhamou e de Daoud Tatou, criadores da Le Silence des Justes e da Le Relais IDF respectivamente, associações sem fins lucrativos que cuidam de jovens autistas e jovens de origem menos privilegiada.

É a história de dois homens que dedicam suas vidas a crianças e adolescentes com autismo há vinte anos. Sendo os responsáveis pelas duas organizações, eles têm a função de ensinar a jovens vindos de locais carentes, que foram recusados por outras instituições, a serem cuidadores de casos extremos. A grande parceria entre os dois amigos e sua dedicação mostram uma realidade emocionante e fora dos padrões tradicionais. Direção: Eric Toledano, Olivier Nakach

O filme encerrou o Festival de Cannes em 2019. A grande parceria e entre os dois amigos e sua dedicação mostram uma realidade emocionante e fora dos padrões. Vincent Cassel e Reda Kateb interpretam Bruno e Malik, personagens inspirados em Stéphane e Daoud. O filme tem a direção de Éric Toledano e Olivier Nakache, os mesmos do grande sucesso francês Os Intocáveis.

Direção: Olivier Nakache, Éric Toledano

Elenco: Vincent Cassel, Reda Kateb, Hélène Vincent

Gênero: Drama

País: França

Ano: 2019

Duração: 114 min

Preço: gratuito


Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa

Dia 16, às 15h e às 20h

Neste drama familiar, sensível e emocionante, uma garota judia-alemã dá seus primeiros passos na vida adulta, à medida que os eventos mundiais se intrometem em sua rotina feliz e despreocupada. Aos 9 anos, Anna está muito ocupada com os trabalhos escolares e com os amigos para notar o rosto de Hitler nos cartazes estampados na Berlim de 1933. Quando seu pai desaparece e a família sai secretamente da Alemanha, a menina começa a entender que a vida nunca mais será a mesma. O que se segue é uma aventura corajosa, cheia de medo e incerteza. O filme é uma adaptação do romance infantil semiautobiográfico de Judith Kerr (1923-2019). A direção é da cineasta Caroline Link, vencedora do Oscar.

Direção: Caroline Link

Elenco: Carla Juri, Jusutus von Donahnyi, Oliver Masucci, Ursula Werner

Gênero: Família/Drama

País: Alemanha

Ano: 2019

Duração: 119 min


FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO DE SÃO PAULO

A HEBRAICA DE SÃO PAULO

PRESIDENTE: Daniel Leon Bialski

Vice- presidente cultura: Sandro Assayag

Direção Geral: Gaby Milevsky

Diretor depto, de Cinema: Joel Rechtman

Diretor depto. de Cultura Judaica: José Luiz Goldfarb

Direção Artística / Curadoria: Daniela Wasserstein

Coordenadora Depto. de Cinema: Sylvia Lohn


SERVIÇO – 24º PRÉ-FESTIVAL DE CINEMA JUDAICO DE SÃO PAULO

Data para solicitação de link de acesso 4 a 13 de agosto

Filme: Mais que Especiais / Dia: 15 de agosto / Horários: 15h e 20h

Filme: Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-De-Rosa / Dia: 16 de agosto /

HORÁRIO Exibição 15H e 20h (via inscrição prévia neste link) e 17H30 (bate-papo ao vivo com o público) no Canal do MIS no YouTube)

Preço: gratuito