DANÇAR SEMPRE – RABINO DOVI GOLDBERG
Caros amigos,
Como que vai ser no próximo ano? Como será o mundo? O que vai nos acontecer?
Talvez esta antiga história possa nos ajudar a enxergar melhor o futuro…
Moishe, um pobre judeu de uma pequena shtetl na antiga Polônia, não tinha casa para morar, não tinha carroça, e suas roupas eram velhas e rasgadas.
Um dia, enquanto estava na água do Micvê da cidade, alguém roubou as suas roupas. Ao perceber que já nem roupas tinha, Moshe começou a… dançar! As pessoas tiveram certeza de que ele “pirou” de vez e resolveram ajudá-lo. Um trouxe uma calça usada, outro uma camisa velha, outro trouxe sapatos, e assim foi.
Passado algum tempo depois deste episódio, a situação começou a mudar e Moishe tornou-se uma pessoa bem-sucedida.
Certa vez, uma pessoa que estava presente no Micvê “naquele dia” perguntou-lhe: “Por que você começou a dançar quando percebeu que perdeu as suas roupas”?
Moshe respondeu: lembrei-me o que a minha avó me ensinou que nada no mundo é para sempre. O mundo gira como uma roda e as coisas sempre mudam. Quando eu perdi TUDO, tive a certeza que, a partir daí, a minha vida só poderia ficar melhor…”
Para ser franco, não sei o que vai acontecer daqui para frente. Mas, assim como ninguém previa em Rosh Hashana do ano passado como o mundo estaria este ano, assim não sabemos quais os desígnios Dele para o ano que vem.
Mas vamos “dançar”… Estou muito animado para este próximo ano, pois vamo-nos lembrar, nada no mundo é estático! E quando mudar, poderá mudar para muito melhor!
Shalom e Shana Tová Umetuca, um 5781 com muito sucesso, saúde, alegria e boas resoluções para toda a coletividade!
Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo