O PRIMEIRO VÍDEO DO YOUTUBE DO MEU FILHO – RABINO ARIEH RAICHMAN

Quando as pessoas estão cercadas por outras, se comportam de certas maneiras e falam de uma certa maneira que é diferente de quando estão sozinhas.

Meus filhos aproveitaram a quarentena para desenvolver sua imaginação. Eles acham que estão fazendo vídeos no YouTube e, realmente, praticam a “gravação” enquanto se olham em vidros escuros. Dependendo do “público”, é o idioma (inglês, português, hebraico ou iídiche) que falam. No entanto, há um detalhe importante, apenas eles podem se ver, pois não querem que ninguém os veja. É seu momento privado com a câmera.

Fiquei curioso e não resisti em conhecer o pensamento de meus filhos, por isso me escondi em um canto e assisti o “show” acontecer. O que eles disseram provavelmente não é interessante para você, mas me deu mais informações sobre eles do que qualquer conversa que tivemos.

Quando as pessoas estão cercadas por outras, se comportam de certas maneiras e falam de uma certa maneira que é diferente de quando estão sozinhas. A Torá nos diz que mesmo naqueles momentos em que estamos “sozinhos”, precisamos ser cuidadosos, já que nunca estamos sozinhos de verdade. O D’us Todo-Poderoso está em toda parte, sempre.

Podemos sempre sentir a onipresença de D’us?

Rabi Yaakov Hertzog teve uma audiência particular com o Rebe de Lubavitch antes de seu Bar Mitzva. O Rebe perguntou-lhe sobre seus estudos, e depois de escutar o que ele aprendeu nas partes reveladas da Torá, o Rebe perguntou sobre as partes esotéricas. O jovem disse que estava estudando o discurso chassídico intitulado “Ani Ledodi”.

Neste discurso, o Alter Rebe dá uma parábola ao mês judaico de Elul (o que antecede Rosh Hashaná) a respeito de um rei que geralmente permanece no palácio, com muitos obstáculos para qualquer pessoa encontrá-lo. No entanto, nesta época o rei deixa seu palácio e sai para o campo, recebendo todos aqueles que o cumprimentam com um rosto sorridente e um semblante radiante. Isso representa aqueles que fazem teshuvá neste mês, que são bem recebidos por D’us e o caminho é mais fácil.

O Rebe então perguntou: “Você encontrou o Rei no campo?” O jovem ficou em silêncio, pois não sabia o que responder. O Rebe continuou e disse: “Toda vez que você diz “bendito és Tu, D’us”, você encontra o Rei.

O Rei está sempre presente, a questão é apenas se queremos reconhecê-Lo.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20