COMO VOCÊ SABE QUANDO TEM O SUFICIENTE? – RABINO ARIEH RAICHMAN

Na vida algumas pessoas reclamam de não ter isso ou não ter aquilo, quando na realidade tudo depende da maneira como você percebe. Como disse Ben Zoma: “Quem é rico? Aquele que fica feliz com sua porção.”

Ao passarmos por momentos difíceis, sempre precisamos pensar nos outros. O que vão comer, se têm meios para pagar o aluguel ou mesmo a conta da água, são algumas das preocupações que devemos ter com os demais. Algumas pessoas atenciosas na comunidade ocasionalmente fazem doações e pedem que as distribuamos para quem precise.

Esta semana conseguimos ajudar 2 pessoas com 100 reais cada. Um deles olhou para a nota e franziu a testa. “Isso não vai ajudar“, disse ele. “O que vou fazer amanhã? Você realmente não se importa comigo”, ele continuou a reclamar. No entanto, o outro respondeu de forma diferente. “Muito obrigado, você realmente não precisava fazer isso. Estou tão agradecido a você e a todos aqueles que o apoiam”.

Ao contemplar o que suscitou as diferentes reações, encontrei a resposta na porção da Torá desta semana. Aprendemos sobre Noé e o dilúvio que destruiu o mundo. Noé e sua família, totalizando 8 pessoas, permaneceram na arca por um ano inteiro. Eles não tinham geladeira, eram vegetarianos e não podiam reabastecer sua comida. Então, como eles conseguiram comer por um período tão longo sem sair da arca. Há um comentarista que explica que embora o alimento que estava na arca fosse limitado em quantidade, eles comiam pouco e milagrosamente se sentiam saciados. Isso permitiu que o suprimento de comida durasse.

Na vida algumas pessoas reclamam de não ter isso ou não ter aquilo, quando na realidade tudo depende da maneira como você percebe. Como disse Ben Zoma: “Quem é rico? Aquele que fica feliz com sua porção.”

Podemos sair por aí reclamando e querendo mais ou podemos andar contentes, como relata a história a seguir.

O rabino chassid Moshe Rubin contava a história de um homem a quem foi dito que ele receberia todas as terras que pudesse cobrir a pé em um dia. O homem correu e correu, relutante em perder a oportunidade de adquirir mais um acre, mais um metro. Quando ele não conseguiu mais correr, ele rastejou. Quando ele finalmente desmaiou de exaustão, ele estendeu as mãos, esforçando-se para cobrir mais alguns centímetros. “Isso também é meu”, foram suas últimas palavras.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20