FOCADO EM D-US – RABINO NISSIM KATRI

Algumas pessoas podem sentar na Sinagoga, envolver-se com o Talit e mover seus lábios com a recitação das orações, mas seus pensamentos estão nos seus afazeres de negócios.

“Com nosso patriarca Avraham acontecia justo o contrário” diz Rabi Yaacov Yossef de Polnaa. “Enquanto ele estava sentado à porta de sua tenda, aonde seus pensamentos facilmente poderiam ficar divergidos para o que estava acontecendo lá fora, Avraham focava seus pensamentos em D-s”.

O Talmud diz que a razão que Avraham estava sentado à porta da sua tenda era porque ele estava buscando por viajantes para convidar para hospedar em sua tenda. Avraham era tanto a personificação da bondade que ele procurava o tempo todo oportunidades para fazer atos de bondade.

Talvez estas duas características – Amor a D-s e bondade para com as pessoas – estejam relacionadas. O Baal Shem Tov diz que o caminho para adquirir o amor a D-s é amando outras pessoas. O homem que não pode se concentrar em suas orações porque ele está distraído com seus afazeres, não será aquele que irá a grandes distâncias para fazer atos de bondade. Só aquele que pode pensar em D-s enquanto envolvido nas atividades do mercado ou do trabalho é que vai procurar fazer benevolência com seus semelhantes.

Se alguém é egocêntrico, a preocupação com suas necessidades lhe impede de olhar além de si mesmo e ele não pode enxergar nem D-s, nem outra pessoa. O homem que não se considera o centro do Universo e consegue olhar além de si mesmo é aquele que consegue enxergar e fazer o bem tanto a D-us quanto a seus semelhantes.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.brchabad.bhz@terra.com.br

20
20