MUDANÇA DE HÁBITOS – DRA. ANA VALERIA RAMIREZ

Nutróloga, Dra. Ana Valeria Ramirez fala sobre como o hábito alimentar influencia nas mudanças do corpo

Contrariando o que, muitas vezes, a mídia divulga em relação aos casos de emagrecimento rápido, o processo para reduzir as medidas do corpo é resultado de uma vida regrada com alimentação, suplementação e exercícios físicos que, juntos, irão definir massa magra e reduzir o percentual de gordura.

“Por meio de análises do organismo, o médico nutrólogo se dedica ao diagnóstico, à prevenção e ao tratamento de doenças do comportamento alimentar. Assim, orientará sobre qual é a melhor maneira de agir e o que trará mais resultados”, explica a Dra. Ana Valeria Ramirez sobre a necessidade de um acompanhamento especializado.

A médica considera importante uma dieta balanceada para saciar o paciente, sem deixar que os valores nutricionais sejam comprometidos. “É preciso entender que emagrecer não é algo imediato, mas sim, um novo estilo de vida contínuo que irá regrar suas maneiras de consumir os alimentos e cuidar de seu próprio corpo”, diz. “Sempre indicamos os alimentos termogênicos, pois proporcionam a aceleração do metabolismo e auxiliam o emagrecimento. Alimentos integrais, frutas vermelhas, laranja, kiwi, legumes e vegetais, oleaginosas, chá verde e carnes magras são os itens mais comuns nos cardápios de dieta”, acrescenta.

Para a profissional, o biótipo e a intensidade dos exercícios físicos irão influenciar também nos resultados, inclusive para obter massa muscular. “Nesse caso, precisa consumir alimentos de rápida absorção, como o frango e o ovo, que são ricos em proteínas. Já a batata-doce é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, uma ótima opção para obter energia para o pré-treino. Claro que aqueles que possuem uma camada de gordura menor, conseguem, na maioria das vezes, uma definição corporal mais rápida. No entanto, o corpo precisa em média de 90 dias para se habituar à nova rotina e eliminar as toxinas presentes no organismo”.

Ela indica, ainda, alimentos e bebidas diuréticos: “Eles possuem propriedades favoráveis à limpeza hepática e ajudam a desintoxicar o organismo, eliminando os resíduos que sobrecarregam o sistema e diminuem a retenção de líquidos”. Segundo a nutróloga, o cardápio dessa dieta ainda inclui verduras, legumes e frutas ricas em água e fibras que ajudam a desinflamar o organismo, como a couve, o gengibre e o limão, por exemplo. “A motivação faz a pessoa começar, mas é o hábito que faz você continuar”, finaliza Dra. Ana Valéria Ramirez.


DRA. ANA VALÉRIA RAMIREZ

Graduada pela Faculdade de Medicina de Catanduva ( UNIFIPA )

Residência de Cardiologia pela Beneficiencia Portuguesa – São Jose do Rio Preto

Pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia

Pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN

Título de especialista em Nutrologia ABRAN / CFM

Mestranda pela FAMERP

Docente de Nutrologia no Servidor Público Estadual – SP

Consultório em SP:

Clínica Prof. Dr. Filippo Pedrinolla

Rua Viradouro 63 – 11 andar – Itaim Bibi

Contato : 11- 3078 0124 / 11- 97557 9406

Consultório em São Jose do Rio Preto – SP

Rua Antonio Jose Martins Filho 300 – 10 andar – sala 103

Contato : 17 – 98815 0003

20
20