EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E FAZ ACONTECER, COMO O RABINO DR. MICHAEL LEIPZIGER, EDINO KRIEGER, JOÃO GUILHERME RIPPER, LUCAS SCHNEIDER, MARCOS ZLOTNIK, MILENE LAMENSDORF, LUIZ KIGNEL, CLAUDIO LOTTENBERG, SIDNEY KLAJNER, O CÔNSUL DE ISRAEL EM SÃO PAULO, ALON LAVI, RABINOTOIVE WEITMAN E LEO FRAIMAN, DENTRE OUTROS.


SINAGOGA ISRAELITA DO BRÁS CONTRATA O RABINO DR. MICHAEL LEIPZIGER

O Rabino Leipziger, que recebeu o título de Rabino pelo Jewish Theological Seminary (JTS), em 1964, e é Doutor pela Boston University e Doutor Honoris Causa pelo JTS, foi contratado no último dia 20 pela Sinagoga Israelita do Brás.

Entre as atividades a desenvolver pelo Rabino Leipziger incluem-se, mas não limitadas a acompanhar para orientar os procedimentos da Sinagoga, ministrar aulas presenciais ou pelas mídias, atendimento espiritual a indivíduos e famílias, celebrar eventos familiares e comunitários, orientar pedagogicamente professores no processo de conversão ao Judaismo e presidir Beit Din para questões pessoais, familiares e de conversão ao Judaismo.

E ele não perdeu tempo. Já está iniciando online o curso “OS PROFETAS DE ISRAEL SEGUNDO OS ENSAIOS DE ACHAD HAAM”, abrangendo os seguintes tópicos:

Achad Haam (1856-1927), pseudônimo de Asher Ginzberg, redator do periódico Hashiloach, ainda tem algo a dizer ao Judeu/Judia de hoje?; A Profecia em Israel; Ensaio: Cohen (Sacerdote) x Navi (Profeta); O Profeta Amós e outros Profetas e Jerusalém – Hoje e Amanhã.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail sprisz@gmail.com, informando nome e endereço completos, telefone celular, e-mail, grau de escolaridade e se é membro ou não da Sinagoga do Brás ou de outra instituição judaica.

O Rabino Leipziger participou do Rabinato da CIP, do Lar Golda Meir, atual Residencial Albert Einstein, Primeiro Rabino da Comunidade de Brasilia – DF, Professor do Geiger Kolleg, em Berlim, onde formou diversos novos Rabinos e Rabino na Comunidade Judaica de Berna, na Suiça.


EDINO KRIEGER COMEMOROU 93 ANOS LANÇANDO LIVRO E CD EM CONCERTO ONLINE PELA ABM

O aniversário do compositor Edino Krieger foi festejado triplamente no último dia 17 de março com o lançamento do seu livro “Textos e Contextos”, publicado pela Academia Brasileira de Música (ABM), reunindo suas críticas e crônicas de 1950 a 2016, retratando a vida musical carioca e brasileira neste período; com o lançamento do CD “Entre Amigos”, que traz suas obras interpretadas pelo Trio Aquarius (Ricardo Amado/violino, Ricardo Santoro/violoncelo, Flávio Augusto/piano) e pelo Duo Santoro (Paulo e Ricardo Santoro/violoncelos) – dentre elas sua primeira composição “Sonata para violino solo, opus 1”, de 1944, escrita com apenas dezesseis anos de idade; e com a transmissão online do concerto de lançamento do CD pelo Trio Aquarius na Sala Cecília Meireles, às 19h, pelo canal do YouTube da ABM.

“Edino Krieger é patrimônio da cultura e da música de concerto no Brasil”, ressalta o maestro e compositor João Guilherme Ripper, Presidente da ABM e Diretor da Sala Cecília Meireles. “Além de ser um dos maiores compositores de nossa história, esteve à frente de importantes instituições, como o Instituto Nacional de Música da Funarte, o Museu da Imagem e do Som, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e a Academia Brasileira de Música”, complementa, sem deixar de mencionar que Edino foi também o “criador de iniciativas fundamentais que pavimentaram o caminho para as gerações seguintes, como o Projeto Memória Musical Brasileira da Funarte e a Bienal da Música Brasileira Contemporânea, o mais longevo evento do gênero no país, realizado ininterruptamente desde 1975”.

Edino Krieger

A dedicação e a devoção de Edino Krieger à música são características marcantes de sua carreira. Nascido em Brusque, Santa Catarina, a 17 de março de 1928, filho do maestro Aldo Krieger, cresceu rodeado de sons e instrumentos. Aos 15 anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro, para prosseguir sua formação no Conservatório Brasileiro de Música, onde estudou com H. J. Koellreutter. Em 1945 passou a integrar o Grupo Música Viva. Em 1948 foi escolhido em concurso para estudar com Aaron Copland, no Berkshire Music Center de Massachussets, EUA, onde assistiu também a aulas de Darius Milhaud. Estudou ainda na Juilliard School of Music, de Nova Iorque com Peter Mennin (composição) e na Henry Street Settlement School of Music com William Nowinsky (violino). Representou a Juilliard no Simpósio de Compositores dos Estados Unidos e Canadá realizado em Boston, e atuou como violinista da Mozart Orchestra de Nova Iorque.

Edino Krieger foi diretor do Instituto Nacional de Música da FUNARTE e da Sala Cecília Meireles. Dirigiu a divisão de música clássica da Rádio Jornal do Brasil e exerceu a crítica musical no Jornal do Brasil. O compositor presidiu também a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e esteve à frente da Academia Brasileira de Música por três mandatos consecutivos, nesta instituição, ocupa a cadeira de número 34.


LUCAS SCHNEIDER LANÇA POEMA PRA NOIVAS NO EVENTO CAFÉ & POESIA

A Real Dreams Produtora realizou em Florianópolis/Santa Catarina, um evento exclusivo para as noivas em parceria com o poeta Lucas Schneider.

O escritor criou um poema exclusivo para as noivas da Real Dreams e o lançamento da obra literária aconteceu em uma sessão de autógrafos chamada de Café & Poesia.

Devido a Pandemia da Covid-19 e o decreto do Governo do Estado de não poder aglomerar o evento seguiu todas as normas de segurança sanitária como medição de temperatura, uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento.

Para representar todas as noivas da produtora foram convidadas apenas duas moças para serem homenageadas em nome de todas.

“Esse poema é para elas se sentirem abraçadas já que tiveram tantas datas de casamento trocadas. Decidimos fazer esse carinho para elas.” – disse Katiussa Cardoso proprietária da Real Dreams.

Para saber mais sobre o trabalho do poeta Lucas Schneider acesse no instagram @sintoporsentir.


EMOCIONANTE ATO ORGANIZADO PELA FEDERAÇÃO ISRAELITA MARCOU O YOM HASHOÁ DA COMUNIDADE JUDAICA PAULISTA

A Federação Israelita do Estado de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 07 de abril , o “ Yom Hashoá: Ato Central e Virtual da Comunidade Judaica de São Paulo”, em memória aos seis milhões de judeus assassinados durante o Holocausto, com transmissão pelas redes sociais da Fisesp e retransmissão por mais de 25 entidades judaicas.

Aberto à toda comunidade, o emocionante Ato foi conduzido pelos jovens Marcos Zlotnik e Milene Lamensdorf (foto), e contou com a participação de sobreviventes do Holocausto e lideranças da comunidade, entre elas os presidentes da Fisesp, Luiz Kignel, da Conib, Claudio Lottenberg, do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner, do cônsul de Israel em São Paulo, Alon Lavi e do diretor do Memorial do Holocausto, rabino Toive Weitman.

Em suas falas, todos alertaram sobre a importância de termos hoje Israel, nosso Estado Judeu, bem como de recordar e reverenciar todos aqueles que foram assassinados nos campos de extermínio. Também foi enfatizada a relevância da educação e do papel da juventude, que deve estar unida e atenta para manter acesa a chama do judaísmo em nome dos seis milhões que pereceram no Holocausto.

“Temos que manter a voz da comunidade judaica de maneira organizada e a chama acesa, para que essa narrativa verdadeira permaneça e para que os negacionistas jamais prevaleçam. Só assim faremos uma justa homenagem à nossa própria história. Somos os guardiões dessa tragédia da humanidade e esse é o nosso ônus, o de estarmos sempre alertas”, destacou o presidente da Fisesp Luiz Kignel .

Para o presidente da Conib, Claudio Lottenberg, “O Yom Hashoá marca o Dia da Recordação das Vítimas do Holocausto, uma geração que sucumbiu em nome de uma tradição e de um legado que é a história da nossa comunidade. Alguns dias após temos o Yom Hazikaron, que homenageia os partires e soldados que lutaram pela existência do Estado de Israel. De um lado, as vítimas do Holocausto e do outro os soldados que defenderam o Estado Judeu. Quem sabe essa sequencia justifique-se através do Yom Haatzmaut, que marca a criação do Estado de Israel. Essa é a saga do nosso povo. A tristeza em alguns momentos e a esperança sempre presente”,

Com lagrimas nos olhos, Andor Stern, único brasileiro nato sobrevivente do Holocausto, fez um apelo para que todos aprendam a viver e a respeitar a liberdade. “Fui parar em Birkenau – Auschwitz. Atravessei o Holocausto mas sobrevivi. Saí de lá vazio, com vergonha de ter sobrevivido, sentindo falta do que perdi, principalmente minha mãe, que até hoje me faz falta. Sobrevivi e preso muito a vida, não só a minha, mas a dos outros também. Tudo o que aconteceu não deve ser esquecido, mas deve ser tratado como algo que jamais pode acontecer. Não podemos deixar o Holocausto cair no esquecimento. Quem esteve lá, nunca saiu de lá, vive, mas ainda está lá dentro”, ressaltou.

“Não há como lembrar e jamais esquecer sem uma juventude que o faça. Se queremos que as atrocidades do Holocausto nunca mais se repitam, é essencial que o futuro da nossa comunidade se sensibilize, eduque e perpetue esta memória” alertou o jovem Marcos Zlotnik.

O Ato Central de Yom Hashoá foi organizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo e Conselho Juvenil Sionista, com apoio do Fundo Comunitário e da Sherit Hapleitá – Associação dos sobreviventes do nazismo no Brasil.


NEUROCIÊNCIA DA LIDERANÇA FOI TEMA DE PALESTRA PROFERIDA POR LEO FRAIMAN PARA O GRUPO ELF DA FISESP

O Encontro de abril do ELF/ FISESP contou com a palestra do psicoterapeuta Leo Fraiman. O palestrante também é escritor e autor de mais de 20 livros no qual se destaca a Metodologia OPEE (Projeto de Vida e Atitude Empreendedora) presente em mais de 1500 escolas pelo Brasil. Palestrante internacional com mais de 29 anos de carreira, Leo Fraiman já ministrou cursos e conferências na Argentina, Espanha, Dinamarca, Suíça, Cabo Verde, Portugal, entre outros países. Foi membro do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris e Conferencista na ONU pelo Simpósio Internacional – Formando lideranças para o desenvolvimento futuro, em Genebra/Suíça.

Nascemos criativos, livres, inquietos e curiosos. Na infância, cada novo conhecimento nos fascina e cada nova experiência que excita nossas emoções nos deixa com uma deliciosa sensação de animação. Com o passar dos anos, porém, muitos perdem o contato com a sua criança interior e se desconectam de seu potencial criativo e imaginativo. Mas isso pode ser diferente. Estudos recentes sobre o cérebro humano nos mostram que é possível construir hábitos e atitudes que nos aproximem da melhor versão de nós mesmos e assim obter uma maior satisfação com a vida.

“A dor social aparece no cérebro no mesmo lugar da dor física, com isso a solidão, o abandono, o desprezo, fazem tão mal quanto uma dor física”, disse Fraiman.

As pessoas podem ser arrogantes, se dar um poder superior às demais, se achar sempre melhores que as outras ou ser humilde, se perguntar no que pode melhorar, o que pode fazer para ser melhor, aprender sempre, o que é benéfico ao cérebro.

As lideranças precisam fazer com que os liderados sintam-se seguros para realizar mais e melhor, além de agir com justiça, com foco no que é bom, belo e justo, mostrando sempre ações positivas, trazendo paz interior e saúde mental. E fazer conexões, gerar relacionamentos saudáveis, promovendo um clima agradável. A confiança é determinante na auto confiança. O bom líder precisa dar condições para o liderado ser melhor.

“Filhos respeitam pais e mães que se respeitam”, finalizou Leo Fraiman.

Texto: Luciana Feldman

20
20