OS ISRAELENSES NÃO SÃO MAIS OBRIGADOS A USAR MÁSCARAS NA RUA

Pessoas usando máscaras fazem compras no mercado Mahane Yehuda em Jerusalém em 17 de março de 2021 (Olivier Fitoussi / Flash90)

Em mais um sinal de que Israel está vencendo a pandemia COVID-19, o ministro da Saúde, Yuli Edelstein, declarou na quinta-feira (15/4) que, a partir de domingo (18 /4), os israelenses não serão mais obrigados a usar máscaras enquanto estiverem fora de casa.

Em um comunicado quando as celebrações do Dia da Independência do país estavam chegando ao fim, Edelstein disse que instruiu o diretor-geral do ministério, Chezy Levy, a assinar um decreto encerrando o regulamento de saúde a partir de domingo, após consultar os profissionais do ministério

Máscaras ainda serão necessárias em espaços públicos fechados.

“As máscaras têm como objetivo nos proteger do coronavírus”, disse Edelstein. “Depois que os profissionais decidiram que isso não era mais necessário em espaços abertos, decidi habilitá-los para tirá-los.”

Ele creditou o sucesso da campanha de vacinação de Israel, mas pediu vigilância contínua no interior.

Profissionais de saúde vinham dizendo há semanas que o mandato da máscara externa provavelmente terminaria em breve, mas realmente atingir o marco será sem dúvida um momento comovente para muitos israelenses, que no ano passado se acostumaram a ver pouco mais do que os olhos uns dos outros enquanto estavam fora nas ruas.

No início deste mês, Levy ainda estava cético e advertiu contra o levantamento do mandato , argumentando que o uso de máscaras ao ar livre foi eficaz para conter a disseminação do COVID-19.

Reportagens da mídia nas últimas semanas indicaram que a polícia foi, de qualquer forma, instruída a parar de aplicar o mandato da máscara ao ar livre, com o foco na aplicação contra aqueles que violam as regras de quarentena.

Depois de sofrer uma terceira onda severa da pandemia, a situação de Israel melhorou rapidamente nos últimos meses, uma vez que realizou a campanha de vacinação per capita mais rápida do mundo. Mais da metade da população está totalmente inoculada contra o vírus, e os resultados têm mostrado, com novos casos diários e casos graves caindo para níveis não vistos em meses longos.

À medida que o número de casos diminuiu, Israel reduziu significativamente as restrições ao coronavírus abrindo negócios, locais de eventos e outras atividades.

Um importante especialista na pandemia disse no domingo que Israel pode ter alcançado “uma espécie de imunidade de rebanho” e poderia aliviar com segurança outras restrições. Eran Segal, um biólogo computacional do Instituto de Ciência Weizmann, disse ao Canal 12 que, com a maioria dos israelenses imunizados, mesmo a reabertura de setores da economia e reuniões durante os feriados de Purim e Páscoa não contribuíram para um aumento nos casos.

Jovem israelense recebe uma injeção de vacina COVID-19, em um centro de vacinação Clalit em Holon, 4 de fevereiro de 2021. (Chen Leopold / Flash90)

Também nesta semana, os ministros votaram pela reabertura total das escolas israelenses a partir do domingo, encerrando a exigência de que algumas séries ainda aprendam em turmas menores. As crianças da 5ª à 9ª série eram os únicos alunos restantes obrigados a estudar em “cápsulas” ou cápsulas socialmente distantes.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde divulgados na noite de quinta-feira, 196 novos casos de coronavírus foram registrados na quarta-feira e outros 91 desde a meia-noite, com 836.706 infecções totais confirmadas desde o início da pandemia.

O número de mortos foi de 6.314.

Havia 2.945 casos ativos, incluindo 209 pacientes em estado grave, 126 dos quais estavam em ventiladores.

Dos 55.470 exames realizados na quarta-feira, 0,4% deram positivo.

O ministério também disse que 5.338.967 israelenses receberam pelo menos uma dose de vacina contra o coronavírus e 4.961.238 receberam duas vacinas.

Fonte: https://www.timesofisrael.com/israelis-no-longer-required-to-wear-masks-outside-starting-sunday-as-covid-ebbs/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter-Conib-16-04-21

20
20