LIVES QUE FIZERAM SUCESSO

GRUPO ELF DA FISESP REALIZA EVENTO ONLINE COM GUILHERME VALADARES, FUNDADOR DO PAPO DE HOMEM

Guilherme Valadares, fundador do Papo de Homem e diretor do Instituto de pesquisa PDH participou de um bate papo com o tema “Como os homens se transformam – um Raio X da Masculinidade.

O evento online, organizado pelo Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), teve como mediador o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat.

Guilherme deu detalhes de como criou em 2006 o espaço virtual Papo de Homem, que surgiu com a proposta de estimular pensamento crítico e ação, e de construir pontes através da inclusão, equidade e diversidade. Além do site, que tem mais de 2 milhões de acessos mensais, ele também ministra palestras, treinamentos e participa de rodas de conversas que discutem temas como a dor, a solidão, o machismo e o equilíbrio emocional, entre outros.

A live, que contou com a participação feminina e masculina, abordou temas como assédio sexual, abandono paterno, licença paternidade, violência além das diferenças entre masculinidade e machismo, o machismo na política e no governo, entre outros.

“Busco trazer aos homens um olhar mais amplo, pensando em rotas de transformação. Rodamos o Brasil tentando entender quais são os grandes gatilhos de transformação e como os homens podem adotar uma postura mais aberta e equitativa. Os principais vetores que os levam a se tranformar são: afeto, paternidade, acesso a espaço seguros de acolhimento, espiritualidade, exposição ao sofrimento das mulheres, exaustão profissional e o luto. Ajudamos a traçar planos que ajudem não só o homem a mudar, mas a fazer isso com uma perspectiva de aliança”, disse Guilherme.

“Nós do Grupo ELF, com três anos de atuação, entendemos que é o momento certo para o desenvolvimento de um grupo de homens que estejam dispostos a conversar sobre os vários assuntos da realidade masculina e que incluam o apoio às causas da mulher . Guilherme Valadares trabalha esse tema com maestria e além de ter desenvolvido o Papo de Homem, ajuda na construção de novos grupos. Essa palestra foi uma oportunidade inédita para homens e mulheres conhecerem o assunto”, declarou Miriam Vasserman, diretora da Fisesp e idealizadora do Grupo ELF.


PEDRO DORIA FALA SOBRE A INFLUÊNCIA DIGITAL E DÁ DICAS DE COMO PROTEGER A CONFIDENCIALIDADE DE DADOS EM LIVE DA CIP

Autor de sete livros e considerado um dos melhores jornalistas de tecnologia do país, Pedro Doria, que é colunista de O Globo, O Estado de S. Paulo e da CBN, participou nesta quarta-feira, 12 de maio, do Dilemas Éticos da CIP, onde debateu com o Rabino Michel Schlesinger sobre “Os novos rumos do mundo digital”.

Durante a live, foram abordados temas como: a tecnologia e a influência digital no mundo do trabalho, nas finanças, na imprensa, na educação e nas relações inter-pessoais. Doria também destacou as grandes transformações que devem acontecer por conta da chegada da Internet 5G e do Machine Learning, que pode ser traduzido como o aprendizado das máquinas através de uma repetição de padrões.

“A profissão do futuro vai ser aprender a aprender, por que as pessoas eventualmente terão diversas profissões diferentes e a tecnologia, os computadores e os robôs farão com que as pessoas tenham que se renovar constantemente”, reforçou o rabino Michel em alusão a uma fala do escritor Yuval Noah Harari.

“Eu sequer ousaria discordar do Harari. A mim parece que ele é um dos intelectuais que descreve com mais brilhantismo o momento de transformação do mundo que estamos vivendo”, concordou Pedro.

Ao final do encontro, o jornalista deu um alerta sobre a segurança na internet. “Se você quer preservar a confidencialidade dos seus dados, utilize algum software de gerenciamento de senhas e a autenticação de dois fatores”.

Assista em: www.cip.org.br/aovivo.


RAV SANY LIVE SHOW RECEBE O SHEIKH MOHAMAD AL BUKAI DA MESQUITA BRASIL

O Rabino Sany Sonnenreich (Rav Sany) recebeu em seu programa de TV Rav Sany Live Show – realizado em parceria com o Clube Hebraica – o Sheikh da Mesquita Brasil – a mais antiga da América Latina – Mohamad Al Bukai. Na entrevista, o Sheikh, que também é teólogo, contou sobre a sua saída da Síria em 2007, seu país natal, além do trabalho que desenvolve à frente da Mesquita Brasil, na capital paulista. Os líderes trocaram conteúdos de suas culturas com muito respeito e selaram uma parceria e trabalho em conjunto em prol do diálogo constante para promover a paz entre os povos, o fim do preconceito contra as religiões e o entendimento, que é a base para uma sociedade mais humana, solidária e igualitária.

O encontro repercutiu positivamente neste momento onde o Oriente Médio está em chamas por conta da intolerância e do terrorismo do Hamas. Uma mensagem de paz e união entre as culturas judaica e islâmica foi aplaudida como um sinal de esperança em tempos sombrios.

Para assistir é só clicar: https://www.youtube.com/watch?v=FMZVBY7onbc


CÂMARA BRASIL-ISRAEL REUNIU ESPECIALISTAS DOS INSTITUTOS TECHNION E WEIZMANN PARA DEBATER A MEDICINA DO FUTURO

A profa. Shulamit Levenberg, do Instituto Technion e o prof. Ronny Paz, do Instituto Weizmann de Ciências participaram no domingo, 23 de maio, de um Webinar com o tema “A Medicina do Futuro”.

A abertura conduzida por Reanto Ochman, presidente da Câmara Brasil-Israel contou com a participação de Mario Fleck, presidente dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil e Salomão Ioschpe presidente da Associação de Amigos do Technion Brasil, que fizeram uma apresentação dos institutos de pesquisa e falaram sobre o privilégio de participarem como apoiadores da ciência em benefício da humanidade.

A profa. Levenberg destacou a engenharia de tecidos e a impressão em 3D na medicina regenerativa e explicou como seu trabalho, que combina conhecimentos de biologia celular e engenharia de tecidos, possibilita a partir das células do paciente e de células industrias criar tecidos com o uso de impressora 3D que podem ser implantados no próprio paciente.

Com o tema “O cérebro emocional e as memórias traumáticas”, o prof Rony Paz explicou porque certas memórias podem se tornar um trauma que vai impactar na saúde mental gerando ansiedade, depressão, Parkinsons e até demência. Ele também ressaltou os impactos da solidão e da ansiedade causados por conta da Covid- 19 e reforçou a importância dos investimentos em ciência básica.

Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=VVVtkH8K6kg


LUIS STUHLBERGER, UM DOS MAIORES GESTORES DE FUNDOS DO PAÍS, FALA SOBRE ECONOMIA, TRAJETÓRIA DE VIDA E VALORES JUDAICOS EM LIVE DA CIP

Luis Stuhlberger, considerado um dos maiores gestores de fundos do país, dividiu suas experiências sobre economia e mercado financeiro na terça-feira, 27 de abril, em um debate com o presidente do Conselho da CIP, Marcos Lederman e o rabino Michel Schlesinger.

Gestor do Fundo Verde e CEO e CIO da Verde AM Fundos de Investimentos, Stuhlberger relatou sua trajetória de vida e de como sua participação no Movimento Juvenil Chazit teve um forte impacto em sua juventude e formação pessoal, bem como a educação e os valores judaicos influenciaram em sua decisão profissional.

“Frequentei a Chazit por quatro anos, de 1966 a 1971. Naquela época eu estava em um Colégio Estadual e ao começar a frequentar o Movimento Juvenil, me surpreendi ao me deparar com uma quantidade imensa de jovens, com um ambiente repleto de pessoas articuladas, idealistas, pró ativas e com um excelente nível cultural. Tudo isso contribuiu demais para a minha formação, além de propiciar um contato mais forte com o judaísmo”, destacou ele.

Durante o debate, ele também apresentou sua visão sobre o futuro do país, os impactos da pandemia na economia e na sociedade, o cenário político e deu detalhes sobre como é o trabalho de um gestor de fundos e a grande responsabilidade que tem em cuidar do patrimônio de diversas famílias.

“A pandemia evidenciou o grande abismo que existe na sociedade, e é preciso buscar equidade com responsabilidade. O Brasil precisa voltar a crescer, e isso só será possível com a melhora da saúde, da educação e da infraestrutura. A nossa classe alta doa muito pouco e precisamos mudar essa equação”, ressaltou.

Ao final do evento online, que contou com tradução em libras e participação do público via chat, o presidente do Conselho da CIP, Marcos Lederman e o rabino Michel Schlesinger agradeceram a Stuhlberger por abrir espaço na sua conturbada agenda e também por toda a benemerência que ele faz pelas entidades judaicas e por nossa comunidade.

O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Quem perdeu pode conferir em: www.cip.org.br/aovivo.

20
20