REFLETINDO SOBRE O PASSADO – RABINO ARIEH RAICHMAN
Todo mundo tem um passado, que pode até mesmo conter antecedentes criminais. O que importa é se você aprendeu com ele.———————————————————————————————-
À medida que as pessoas envelhecem, tendem a se concentrar mais no passado do que no futuro. Eles sentem que não há muito a fazer para melhorar a situação atual, então apenas refletem sobre o passado. Eu estava falando com uma “cidadã idosa” que aqui no Brasil é qualquer pessoa acima dos 60 anos, e ela me contou que se lembra mais da infância do que comeu no café da manhã. E, em alguns casos, os “idosos” começam a reviver o passado, chamando seus filhos e filhas de “mamãe” e “papai”.
Moshe Rabeinu se comportou de maneira muito semelhante aos “idosos” que conhecemos hoje. Quando ele estava chegando ao fim de sua vida, ele compartilhou com a nação o que ocorreu entre eles e, mais importante, o que aconteceu quando eram jovens. Ele estava lembrando-os de que a história nunca os deixará, mas está em seu controle modificar seu futuro. “Aprenda com os erros do passado e tome cuidado para que você e seus descendentes não os repitam”.
A história
Um português viaja aos Estados Unidos de férias e é detido na alfândega. Lá, o despachante lhe pergunta, “negócios ou lazer?”
“Lazer”, ele responde.
“Nada a declarar?”
“O jet lag conta?” pergunta o português com um sorriso alegre. O despachante aduaneiro americano ergue os olhos, tristemente, sem graça.
“Possui histórico criminal?”
De repente, o português fica preocupado e olha em volta nervoso.
“O que há de errado?” pergunta o despachante aduaneiro.
“Ah, desculpe”, responde o português. “Não, não tenho. Eu não sabia que precisávamos de um desses.”
Antes de dormir, devemos rezar o Shemá. Em preparação para a oração, devemos refletir sobre como foi nosso dia. Tratamos as pessoas com respeito? Cumprimos as Mitzvot da maneira que devem ser feitas? Essas são apenas algumas perguntas que devemos nos fazer. É por isso que o Salmo 30 diz: “Quando alguém se retira à noite chorando, a alegria virá pela manhã.” Se houver falhas no passado, isso motivará o sucesso futuro.
Os “idosos” gostam de lembrar essa lição à geração mais jovem. Todo mundo tem um passado, que pode até mesmo conter antecedentes criminais. O que importa é se você aprendeu com ele.
Shalom.
Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.
Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com – chabadmanaus@gmail.com