NÃO DEIXE O MEDO TOMAR CONTA DE VOCÊ – RABBI ARIEH RAICHMAN

Muitas vezes, a previsão do fracasso está apenas em nossas mentes. Fazemos suposições e tiramos conclusões precipitadas antes que algo aconteça. Quando mantemos uma mentalidade aberta, podemos experimentar o mundo e não limitá-lo a nós mesmos.

Certa vez, um jovem chassid estava em um ônibus indo para uma cidade fora de Boston quando viu um homem que parecia ser judeu. Pensou consigo mesmo, que talvez devesse perguntar ao homem se ele é judeu e se quer colocar tefilin. No entanto, um pensamento de dúvida veio à mente, que talvez não fosse o local certo e o chassid permaneceu sentado. Esses pensamentos iam e vinham, até que ele finalmente teve coragem de perguntar. Assim que o fez, o homem levantou o dedo do meio e disse ” me deixa em paz”.

Duas semanas depois, este chassid estava voltando de Boston e desta vez procurou por rostos familiares. Seus olhos focaram em um senhor mais velho sentado na frente do ônibus, mas novamente teve vergonha de perguntar. Ainda mais depois de ser humilhado da última vez que perguntou. Mesmo assim, tomou coragem e perguntou e o senhor não apenas disse que sim, mas fez com que seu filho e seus sobrinhos também colocassem tefilin.

Muitas vezes, a previsão do fracasso está apenas em nossas mentes. Fazemos suposições e tiramos conclusões precipitadas antes que algo aconteça. É verdade que o jovem foi rudemente rejeitado na primeira vez, mas na próxima vez foi bem recebido. Quando mantemos uma mentalidade aberta, podemos experimentar o mundo e não limitá-lo a nós mesmos.

Pinchas viu que algo errado estava acontecendo ao seu redor, e ele poderia ter ficado pensativo e não ter feito nada. Afinal, milhares estavam presente. No entanto, ele não teve medo e seguiu em frente com suas ações. Todos os seus medos foram criados por ele, e a única coisa que realmente temia era D’us. A lição para nós é clara: temer apenas D’us, o que nos levará a agir da forma correta.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20