AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Sejam virtuais ou presenciais, grátis ou não, os eventos aqui selecionados são sempre uma excelente opção de entretimento e cultura. Como o lançamento seguido de debate do livro “A Guerra do Retorno” com a presença dos autores israelenses Adi Schwartz e Einat Wilf , o musical “Yentl em Concerto” na A Hebraica SP, a série de curta-metragem inspirada em Dostoiévski em nove cenas e o espetáculo gestual com a Cia. dos Ratos de Cidade Tiradentes.


CIP e StandWithUs Brasil realizam lançamento seguido de debate do livro “A Guerra do Retorno”

A Congregação Israelita Paulista (CIP) em parceria com o StandWithUs Brasil realiza, no dia 26 de setembro, às 17h, o lançamento do livro “A Guerra do Retorno – como resolver o problema dos refugiados e estabelecer a paz entre palestinos e israelenses”.

O evento gratuito terá transmissão online e contará com a presença dos autores israelenses Adi Schwartz e Einat Wilf e mediação de André Lajst e do rabino Dr. Ruben Sternschein, com tradução simultânea.

Em 1948, 700 mil 00 mil palestinos abandonaram seus lares ou foram expulsos de suas terras em consequência da Guerra da Independência de Israel. Depois de 73 anos, a maior parte dessas casas já não existe há muito tempo, mas milhões de seus descendentes se mantêm registrados como refugiados, muitos vivendo ainda em campos de refugiados. Esse grupo – diferentemente de incontáveis outros que foram deslocados na sequência da Segunda Guerra Mundial e de outros conflitos – permaneceu nessa instabilidade, exigindo retornar para Israel.

Em A Guerra do Retorno, Adi Schwartz e Einat Wilf – ambos de esquerda e apoiadores de uma solução de dois estados – revelam as origens da ideia de um direito de retorno e expõem como a UNRWA – a agência encarregada pela busca de uma solução para os refugiados – submeteu-se à pressão política internacional, palestina e árabe, criando assim um problema do “refugiado” de caráter permanente. Os autores defendem que a crença em um “direito de retorno” é um dos maiores obstáculos para uma diplomacia bem sucedida e uma paz duradoura na região. Em uma pesquisa minuciosa, os autores explicam o histórico da questão e a atuação das forças envolvidas em um intrincado mapa geopolítico.

Os Autores: Adi Schwartz é um pesquisador e autor israelense. Sua pesquisa se concentra no conflito árabe-israelense, na história de Israel e em temas atuais. Einat Wé uma das mais importantes intelectuais públicas de Israel. Foi membro do Parlamento israelense pelo partido Independência e pelo Partido Trabalhista.

A Editora Contexto: Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 34 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral. Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br.

Serviço

Livro: Guerra do retorno

Autores: Adi Schwartz e Einat Wilf

Tradutora: Rachel Meneguello

Páginas: 304
Preço: R$ 59,90

Editora Contexto

Evento: Lançamento seguido de debate do livro “A Guerra do Retorno”

Data: 26/09/2021 – Domingo

Horário: 17h

Transmissão ao vivo pelos canais digitais da CIP e da StandWithUs Brasil, no Facebook e no YouTube.

https://www.facebook.com/cipsp

https://www.youtube.com/c/StandWithUsBrasil


Alessandra Maestrini apresenta o espetáculo musical “Yentl em Concerto” na A Hebraica SP

A Associação Brasileira A Hebraica SP apresenta o espetáculo Yentl em Concerto, estrelado por Alessandra Maestrini. O musical é baseado no filme homônimo de Barbra Streisand e o conto Yentl – The Yeshiva Boy, de Isaac Bashevis Singer.

Entre as melodias de Michel Legrand e letras de Alan e Marilyn Bergman, a artista conta a história de Yentl, garota que se traveste de homem para poder estudar. A trama questiona temas ligados à sexualidade e à sociedade da época, durante o período do século 20.

O espetáculo-musical conta com a direção musical de João Carlos Coutinho e estará em cartaz nos dias 25 e 26/09, às 19h, no Teatro Arthur Rubinstein, localizado na Associação A Hebraica de São Paulo.

Ficha técnica:

Espetáculo Yentl em Concerto

Idealização, direção e intérprete: Alessandra Maestrini

Direção Musical e ao Piano: João Carlos Coutinho

Músicas: Michel Legrand

Letras: Alan & Marilyn Bergman

Figurino: Fábio Namatame

Visagismo: Wilson Eliodoro

Som: Mario Jorge Andrade

Assessoria de imprensa: Aline Salcedo

Fotografia: Priscila Prade

Diretor de Produção: Jorge Elali

Produtora Assistente: Carla Schvaitser

Realização: Maestrini Produções

show | duração: 75min | classificação etária: 12 anos

Serviço:

Data: 25 e 26/09 às 19h.

Local: Associação Brasileira A Hebraica de SP – Teatro Arthur Rubinstein

Endereço: Rua Hungria, 1000

Valor: R$ 70,00 para sócios, estudantes, associados Teen Broadway e terceira

idade e R$ 140,00 para convidados.

Vendas: e Informações: (11) 3818-8888 (central de atendimento) e Ticket Fácil

Nota – O teatro tem capacidade para 528 pessoas, porém atenderá com 70% de sua capacidade.


Dinah Perry lança série de curta-metragem inspirada em Dostoiévski em nove cenas

A coreógrafa e bailarina Dinah Perry (foto) apresenta um novo olhar para a arte e lançou, no dia 10 de setembro, a série audiovisual Dostoiévski – em 9 cenas, pelo YouTube.

São curtas-metragens com duração de pouco mais de um minuto cada, que serão apresentados mensalmente, até maio de 2022.

Os episódios serão disponibilizados no dia 10 de cada mês. O intérprete das cenas é o bailarino Rogério Maia (foto abaixo), também coreógrafo e maitre de dança clássica e contemporânea.

Inspirados na obra de filósofo russo Fiódor M. Dostoiévski, os curtas produzidos por Dinah Perry abordam a dança com uma concepção diferente de seus demais trabalhos. “Em Dostoiévski a dança submerge no corpo, praticamente em repouso; a cena captada é o que mais se move pelos ângulos e movimentos de câmera, em um jogo que alterna sensações do impressionismo e do expressionismo”, explica a artista.

Com trilha sonora de Igor Stravinsky (“Orpheus”), Dostoiévski reflete sobre o desamor, o amor e a solidão no mundo contemporâneo. Segundo Dinah, a ideia surgiu para cumprir sua trajetória de criações e fundamentar sua estética, registrada no livro (digital) Fórmula de Técnica Autoral em Dança, na qual defende o processo de construção e desconstrução da arte cênica. “Eu quis aproveitar o momento de turbulências que vimemos no Brasil e no mundo para mostrar delicadezas, amor e sensibilidade pela ótica do cinema”, finaliza Dinah Perry.

FICHA TÉCNICA / Dostoiévski – Concepção, roteiro e direção: Dinah Perry. Intérprete: Rogério Maia. Assistência de imagem: William Mazzar e Thiago Sampaio. Fotografia: Arnaldo J.G. Torres. Edição: Thiago Sampaio. Diagramação: Patrícia C.A. Alessandri. Correção: Ricardo Liberal. Apoio cultural: Caixote Bar. Produção e realização: Dinah Perry. Duração total das 9 cenas: 15 minutos. Classificação: livre.


Cia. de jovens atores da zona leste estreia espetáculo gestual sobre cultura de consumo

Com direção de Fabiano Lodi, A Cia. dos Ratos, de Cidade Tiradentes, usa códigos corporais, rompe com a previsibilidade e foge à lógica para discutir o perverso Mercado Branco.

Todas as apresentações ocorrem pelo Facebook e YouTube com acesso grátis.

A Companhia dos Ratos apresenta o espetáculo Mercado Branco, uma comédia sobre a cultura do consumo, criada a partir da linguagem gestual com ênfase no trabalho físico e coreográfico, com direção assinada por Fabiano Lodi.

A estreia online acontece no Teatro Paulo Eiró, nos dias 17, 18 e 19 de setembro – sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Todas as apresentações ocorrem pelo Facebook e YouTube com acesso grátis.

Ainda em setembro, Mercado Branco tem sessões no Teatro João Caetano, nos dias 24, 25 e 26/9. Em outubro, nos teatros Arthur Azevedo, nos dias 01, 02 e 03/10, e Cacilda Becker, nos dias 08, 09 e 10/10, sempre às 21h (sexta e sábado) e às 19h (domingo). A temporada contempla ainda: CEU Pêra Marmelo, CEU Inácio Monteiro, Casa de Cultura Hip Hop Leste e Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão.

No enredo, diferentes hábitos e condicionamentos sociais da vida moderna se misturam e se repetem, e mesmo quando se transformam parecem perder o sentido em um mundo onde tudo vira mercadoria. Explorando a comicidade física, por meio de técnicas de Biomecânica e Método Suzuki de interpretação, esse espetáculo de humor sem palavras coloca o espectador frente ao efeito perverso do aceitável na sociedade de consumo.

A dramaturgia de Mercado Branco é formada por cenas, nas quais o uso de produtos legalmente permitidos, bem como comportamentos e hábitos sociais, adquirem características de mercadorias viciantes e se confundem frequentemente. O nome é uma referência ao termo racista “mercado negro”, que impõe uma visão excludente e negativa a produtos e relações comerciais consideradas ilegais, socialmente inadequadas ou que têm consequências moralmente condenáveis. Neste sentido, o espetáculo aborda alguns “mercados brancos” como a publicidade, o armamento civil e a precarização do trabalho, buscando relacionar os efeitos maléficos (geralmente atribuídos aos “mercados negros”) às mercadorias “brancas” da vida moderna em num contexto de aceitação social com discursos sedutores.

Durante os 50 minutos da peça, uma atriz (Ana Leones) e dois atores (Felipe Pinheiro e Rick Salima) interpretam diferentes personagens e situações cômicas. Levantam reflexões sobre o sentido que a vida adquire em um mundo onde se permite a transformação das coisas em mercadorias. Segundo o diretor Fabiano Lodi, “essa dramaturgia sem palavras, que prioriza o movimento e a coreografia, apropria-se dos códigos e tipos sociais para aprofundar o debate e ir além das formas prontas que nos são impostas”.

Oito cenas aleatórias, em ambiente com poucos elementos e objetos cenográficos, dão sentido ao tema da montagem trazendo a discussão da legalidade para coisas viciantes. Quatro delas desenham situações cotidianas pela repetição – como ida ao trabalho, ócio e uso de medicamentos. O humor também aparece com diferentes nuances.

A cena da mídia – que traz o apelo e o estímulo à compulsão em comprar e consumir – traz contornos de um humor mais lúdico. Na cena do tabagismo, quando os vícios se confundem com um estilo de vida que se deteriora em si próprio, o humor aparece mais contemplativo, como no teatro físico europeu. O humor aparece de forma mais aberta na cena do restaurante, que performa o equívoco da classificação social quando um garçom negro, feliz em ser garçom, atende um casal branco que não paga a conta. Na cena do armamento o mercado branco é literal assim como o humor: a população estaria mais segura portando armas de fogo? As personagens brigam por um banquinho e ameaçam umas às outras com armas cada vez maiores. Ao final, Mercado Branco traz o cotidiano distorcido, alienado, deprimente, no automatismo.

Este é o segundo espetáculo da Companhia dos Ratos. O processo criativo de Mercado Branco foi desenvolvido ao longo de três anos, iniciado em 2018, no Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que promoveu o encontro entre o diretor Fabiano Lodi e os jovens artistas de Cidade Tiradentes, bairro do extremo leste da cidade. “O que me estimulou a seguir adiante no projeto foi à paixão desses jovens pela dramaturgia do movimento, pela relação corpo/espaço no teatro. É surpreendente essa relação incomum com uma estética que exige tanto apuro técnico. Esses atores não fizeram concessões para fazer valer a importância de um trabalho tão desafiador”, finaliza Fabiano Lodi.

Crédito das fotos:

Dicastanha (Dinah Perry)

Arnaldo J.G.Torres (Rogério Maia)

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Fabiano Lodi e A Companhia dos Ratos.

Direção: Fabiano Lodi.

Elenco: Ana Leones, Felipe Pinheiro e Rick Salima.

Colaboração artística: Ana Carvalho, Daniel Oliveira, Leonardo Viturianna, Marcelo Henrique da Silva (Marcelinho), Marcelo Silva, Thaty Melo e Vítor Cavalcanti Pereira.

Cenografia: Rafael Boese.

PROGRAMAÇÃO

Espetáculo: Mercado Branco

Com: A Companhia dos Ratos – @ciadosratos

Duração: 50 minutos. Gênero: comédia. Classificação indicativa: 12 anos.

Acesso grátis. Temporada online.

17, 18 e 19 de setembro

Teatro Paulo Eiró

Facebook/teatropauloeiro

Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

24, 25 e 26 de setembro

Teatro João Caetano

Facebook/teatropopularjoaocaetano | YouTube/TeatroJoãoCaetanoSãoPaulo

Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

01, 02 e 03 de outubro

Teatro Arthur Azevedo

Facebook/teatroarthurazevedosp | YouTube/TeatroArthurAzevedoSP

Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

08, 09 e 10 de outubro

Teatro Cacilda Becker

Facebook/teatrocacildabeckersp | YouTube/TeatroCacildaBecker

Sexta e sábado, às 21h. Domingo, às 19h.

29 e 30 de outubro

CEU Pêra Marmelo

Facebook.com/ceuperamarmelooficial

Sexta, às 19h. Sábado, às 10h.

06 e 07 de novembro

CEU Inácio Monteiro

Facebook/inaciomonteiroceu

Sábado, às 19h. Domingo, às 16h.

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