OPINIÃO JUDAICA SOBRE O DIVÓRCIO – POR ARON MOSS

Em muitos casos as pessoas estão se divorciando pelos motivos certos, e se casando pelos motivos errados. As altas taxas de divórcio não deveriam nos deixar com medo de casar, mas sim fortalecer nossa resolução de levar o casamento a sério, e assegurar que estamos escolhendo nosso parceiro pelos motivos corretos.

Quando um casal se casa numa cerimônia judaica, suas almas se tornam uma. É como uma operação espiritual que pega seres separados e os funde num novo todo. A cerimônia judaica de divórcio é o reverso disso. É uma amputação espiritual, separando uma parte da alma unida da outra, criando dois seres separados.

O divórcio, como uma amputação, é uma tragédia, mas às vezes é a coisa certa a fazer. Nossa atitude para com o divórcio é paralela de várias maneiras à nossa atitude com a amputação de um membro.

É doloroso

Quando um membro se torna tão doente que coloca em perigo o restante do corpo, o paciente se vê com uma terrível escolha: enfrentar a dor de uma amputação, ou arriscar-se ao pior sofrendo por deixar as coisas como estão. Se os futuros riscos são suficientemente altos para claramente superar o sofrimento atual, a coisa certa a fazer é cortar fora o membro. Similarmente, o divórcio é doloroso para todos os envolvidos, mas é a escolha certa quando permanecer num relacionamento doentio somente causará mais danos, sofrimento e dor no coração.

É um último recurso

Fazemos todo o possível para evitar a necessidade de amputação. Se houver uma chance remota de que o membro possa ser salvo, mesmo com grande esforço e despesa, vale a pena tentar. Somente após exaurir todas as outras possibilidades recorremos à mutilação. O mesmo ocorre com o divórcio – somente é considerado depois que o aconselhamento e esforços sinceros provarem-se infrutíferos.

Não é apenas um “Plano B”. A amputação não é considerada levianamente. Não é vista como uma opção se as coisas não derem certo. Ninguém faria experimentos descuidados no corpo, dizendo: “Se algo acontecer aos meus membros, sempre posso amputar.”

Similarmente, não entramos no casamento dizendo: “Se as coisas não derem certo, sempre podemos conseguir um divórcio.”

O divórcio não deveria ser um fator na decisão de se casar. O casamento é para sempre. Não há um Plano B.

A prevenção é melhor que a cura. Os amputados podem levar uma vida plena e feliz. Podem ficar melhor depois da operação do que estavam antes. Mas se pudessem começar a vida de novo, não escolheriam passar por aquilo uma segunda vez. Assim também, o divórcio pode às vezes levar à felicidade, e o verdadeiro amor e contentamento pode vir após a dissolução de um relacionamento. Mas se pudermos atingir aquele ponto sem o sofrimento do divórcio, certamente isso seria preferível.

Com frequência, quando um casal se separa, a pergunta não é: “Por que eles se divorciaram?” mas sim “Em primeiro lugar, por que eles se casaram?”

Em muitos casos as pessoas estão se divorciando pelos motivos certos, e se casando pelos motivos errados. As altas taxas de divórcio não deveriam nos deixar com medo de casar, mas sim fortalecer nossa resolução de levar o casamento a sério, e assegurar que estamos escolhendo nosso parceiro pelos motivos corretos.

Quais são os motivos corretos?

Essa é uma outra questão.


Rabino Aron Moss ensina Cabalá, Talmud e Judaísmo prático em Sydney, Austrália, e contribui frequentemente com Chabad.org.

Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/2128802/jewish/Opinio-Judaica-Sobre-o-Divrcio.htm

20
20