O PRESENTE DE DESPEDIDA – RABINO ARIEH RAICHMAN

Os maiores presentes não são objetos ou dinheiro, mas sim vida e propósito, pois ninguém pode tirá-los.

Querido Papai,

É com grande pesar que lhe escrevo para contar que estou saindo de casa. Tive que fugir com meu novo namorado Brian, porque queria evitar uma cena com mamãe e você.

Encontrei amor verdadeiro com Brian e ele é tão legal comigo. Estou grávida e Brian disse que quer que eu tenha o filho e que podemos ser muito felizes juntos. Embora Brian seja muito mais velho do que eu (42 não é tão velho hoje em dia, né?) e não tenha dinheiro, essas coisas não deveriam atrapalhar nosso relacionamento, não concorda?

Brian já possui um trailer na floresta e tem uma pilha de lenha para o inverno inteiro. Ele me ensinou que a maconha não faz mal a ninguém e que vai cultivá-la para nós e vamos trocá-la com nossos amigos. Nesse ínterim, oraremos para que a ciência encontre uma cura para a AIDS para que Brian possa melhorar; ele com certeza merece!

Não se preocupe, papai, agora tenho 15 anos e sei me cuidar. Algum dia, tenho certeza que voltaremos para visitar para que você possa conhecer seus netos.

Sua amada filha,

Rachel

Com as mãos ainda tremendo, seu pai continuou lendo:

OBS: Pai, nada que foi escrito acima é verdade. Estou na casa do vizinho. Só queria lembrar a você que há coisas piores na vida do que meu boletim escolar que está na minha mesa. Por favor, assine e ligue quando for seguro para eu voltar para casa.

Eu te amo!

Sua amada filha,

Rachel


Agora, uma verdadeira história de despedida.

Jacob planejou voltar para a casa de seus pais e discutiu a ideia com suas esposas. Elas concordaram e rapidamente começaram a se preparar secretamente para a mudança. Lavan, seu pai, não deveria saber, para não estragar seus planos. E um pouco antes de partirem, Rachel entrou na casa de seu pai e roubou um ídolo. Seu objetivo: remover a idolatria da casa de seu pai e mudar seu estilo de vida.

Este ocorrido me deixa com uma pergunta: Por que ela esperou? Ela viu seu pai servindo a ídolos por toda a vida. Ela já morava fora de casa há mais de 13 anos, e só agora decidiu agir contra a fé de seu pai?

Rachel percebeu que ao partir estaria se despedindo de seu pai. Ela refletiu sobre seu relacionamento com ele e percebeu que nunca lhe dera um presente. Nunca lhe ensinou religião, ética, negócios ou lhe deu algo de si mesma (além de, é claro, o neto, José). Ela pensou que tirando o ídolo, poderia ensinar-lhe sobre a unicidade de D’us, e seria seu presente por tudo o que ele fizera.

Os maiores presentes não são objetos ou dinheiro, mas sim vida e propósito, pois ninguém pode tirá-los. Apenas um dia sem idolatria na vida de Lavan foi o melhor presente que Rachel poderia dar a seu pai. Naquele dia e nos dias seguintes Lavan teria mais significado em sua vida.

No entanto, não era função de Rachel ensinar isso a seu pai. Afinal, por treze anos ela não teve sucesso em mudar seu caminho, sendo um exemplo vivo de verdadeira fé em D-us. Forçar a religião certamente não era o caminho, mesmo que feito secretamente. Rachel certamente teve boas intenções, mas não era sua área de intromissão.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com

20
20