CHANUCÁ – A FESTA DAS LUZES

Chanucá tem início domingo à noite, 28 de novembro, e segue até segunda-feira, 6 de dezembro, 2021

Chanucá comemora a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, após a vitória dos Macabeus, e tem a duração de oito dias.

O que é Chanucá?

Chanucá é a “festa das luzes”, festa judaica de oito dias, celebrada com um acendimento noturno da menorá, preces e alimentos fritos.

A palavra hebraica Chanucá significa “dedicação”, e é assim chamada porque celebra a rededicação do Templo Sagrado (como você vai ler abaixo). Também chamada de Hanukkah (ou variações) a palavra hebraica é pronunciada com um “Kh” gutural,kha, não tcha-nu-kah.

O que Chanucá comemora

 

O artista Dominic Alves capturou essa imagem em Chanuca, em meio a neve, em Brighton, Reino Unido.

No segundo século Antes da Era Comum, a Terra Santa era governada pelos selêucidas (sírios-gregos), que tentavam forçar o povo de Israel a aceitar a cultura e as crenças gregas em vez da observância das mitsvot e crença em D’us.

Contra todas as probabilidades, um pequeno grupo de judeus fiéis, liderado por Judas o Macabeu, derrotou um dos mais poderosos exércitos da terra, expulsou os gregos, reassumiu o Templo Sagrado em Jerusalém e o rededicou ao serviço de D’us.

Quando eles procuraram acender a Menorá do Templo (o candelabro com sete braços), encontraram apenas uma pequena ânfora de azeite de oliva que tinha escapado da contaminação pelos gregos. Milagrosamente, eles acenderam a menorá e o suprimento de um dia durou oito dias, até que novo azeite pudesse ser preparado sob condições de pureza ritual.

Para comemorar e publicar esses milagres, os sábios instituíram a festa de Chanucá.

Leia mais: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3522880/jewish/O-que-Chanuc.htm

20
20