POR QUE ALGUÉM ESTÁ COM RAIVA DE VOCÊ? – RABINO ARIEH RAICHMAN

Quando alguém está com raiva de nós, ou nos dá o tratamento do silêncio, geralmente culpamos a nós mesmos. Definitivamente, devemos refletir sobre o que podemos ter feito de errado e tentar fazer as pazes. No entanto, às vezes pode não haver nada que tenhamos feito. Pode ser apenas um problema pessoal da outra pessoa.

Recentemente, conversei com duas pessoas que estavam passando por um momento difícil. Amigos próximos pararam de falar com elas. Elas os procuraram, mas não obtiveram respostas. Parecia que eles haviam se desconectado delas e concluíram que deviam ter feito algo de errado.

Em nossa porção da Torá, Toldot, aprendemos sobre o nascimento dos dois filhos de Isaac: Esaú e Jacob. Os dois meninos levavam estilos de vida diferentes: Esaú era um caçador extrovertido, enquanto seu irmão Jacob era mais estudioso e quieto. Um dia, Esaú chegou a casa, faminto após um longo dia de caça. Seu avô, Abraham, acabara de falecer e Jacob estava cozinhando a refeição de lentilhas, tradicional do enlutado, para seu pai. Quando Esaú viu a comida ele pediu para comê-la. Jacob concordou, mas impôs uma condição: de que Esaú vendesse seu direito de primogênito. Um documento foi escrito e a venda ocorreu.

Anos mais tarde, esse acordo perseguiria Esaú, e ele se arrependeu do que tinha feito. Ele foi tão longe a ponto de querer matar seu irmão Jacob, com um grande exército, apenas para recuperar seu direito de primogênito. No entanto, a verdade é que a única pessoa com quem Esaú realmente precisava ficar chateado não era seu irmão, mas sim ele mesmo.

Quando alguém está com raiva de nós, ou nos dá o tratamento do silêncio, geralmente culpamos a nós mesmos. Definitivamente, devemos refletir sobre o que podemos ter feito de errado e tentar fazer as pazes. No entanto, às vezes pode não haver nada que tenhamos feito. Pode ser apenas um problema pessoal da outra pessoa.

É realmente minha culpa?

Uma vez um estudante universitário, que estava tendo dificuldades em uma determinada aula, compartilhou seu desafio com o supervisor acadêmico, e este sugeriu que ele gravasse as palestras. O aluno obedeceu e, posteriormente, ao ouvir as gravações, o supervisor percebeu que o professor não era muito articulado em sua fala e apresentação. Às vezes, o problema é com a outra pessoa e não consigo mesmo.

Esaú tinha um desejo interno de estar sempre no topo, e o fato de que Jacob agora tinha os direitos do primogênito o sufocou. Rav Yonasan Eibshitz foi um rabino importante em Praga no século 18, e deu uma explicação maravilhosa descrevendo a luta pessoal de Esaú:

Quando uma pessoa vai a um rabino e pergunta se a galinha abatida é casher ou não, a pessoa geralmente aceitará o julgamento sem qualquer reclamação, mesmo se sua galinha for considerada taref (não kasher). No entanto, se ele abordar o rabino sobre uma disputa monetária entre ele e outra pessoa, a reação será diferente. Se perder o caso, protestaria contra o veredicto e até humilharia o rabino.

Por que a reação diferente?

No caso do frango, só perde o dono (o valor do frango) e ninguém mais ganha. No entanto, no caso monetário não só ele perde, mas outra pessoa sai vitoriosa. E isso é o que realmente dói….

O mesmo aconteceu com Esaú, que realmente não se importava com as bênçãos de primogênito. Só quando descobriu que Jacob as tinha, que ficou furioso. No nosso dia a dia interagimos com muitas pessoas e às vezes recebemos ou até damos o tratamento do silêncio ao telefone ou mesmo pessoalmente. Devemos sempre lembrar que pode ser algo que fizemos, mas também pode ser uma dificuldade interna da outra pessoa.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manauswww.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20