TOMANDO ATITUDES EM PROL DOS OUTROS – RAV EFRAIM BIRBOJM

Se queremos fazer a diferença e tornar este mundo cada vez melhor, muitas vezes precisamos tomar atitudes. E quando pensamos no bem estar do próximo, na verdade estamos fazendo um bem a nós mesmos.

“Yankel, um milionário judeu, certa vez visitou uma escola judaica em Los Angeles. Ele notou um outdoor pendurado na frente do prédio, com fotos explícitas e extremamente obscenas, que certamente não combinavam com a santidade de um local de estudos onde centenas de jovens alunos circulavam todos os dias.

Yankel poderia ter apenas ficado indignado, como certamente muitas outras pessoas ficaram. Porém, ele resolveu tomar uma atitude. Ele ligou para a empresa responsável pelo espaço publicitário e ofereceu pagar pelo outdoor, para que aquela propaganda fosse retirada imediatamente. Porém, o representante da empresa de publicidade disse que aquela propaganda havia sido contratada por vários meses e que o contrato ainda estava vigente. Mas Yankel não desistiu de sua ideia. Ele insistiu e disse estar disposto a pagar mais do que o preço normal, incluindo a multa pela quebra de contrato com a contratante anterior.

– Você estaria disposto a pagar US$ 1.000 por dia? – perguntou o representante.

– Sim – respondeu Yankel.

O representante pediu um tempo para conversar com seus superiores. Meia hora depois ele ligou para Yankel, dizendo que haviam aceitado sua proposta. Yankel ofereceu US$ 90.000 por 90 dias de publicidade.

O representante então perguntou qual produto ele queria anunciar. Yankel não sabia o que responder. Na verdade, ele não tinha nada para anunciar, ele só queria que aquela propaganda fosse retirada de lá. O representante ficou nervoso, pois alguma propaganda precisava ser colocada lá, o outdoor não podia ficar vazio! Yankel começou a se sentir pressionado com a insistência do representante da empresa de publicidade.

– Deixe-me pensar um pouco, Ok? – disse Yankel, após algum tempo de reflexão – Por enquanto, quero que vocês coloquem no primeiro dia a frase “Faltam 90 dias”, no segundo dia coloquem “Faltam 89 dias”, e assim por diante, até se completarem os 90 dias.

Desde então, transeuntes e moradores da área começaram a ficar intrigados com aquela publicidade misteriosa. A curiosidade crescia e todos se questionavam sobre qual mistério seria revelado no final dos 90 dias. Jornalistas e diversos meios de comunicação procuraram Yankel para entender o que estava por trás da publicação misteriosa. Porém, ele se recusou a revelar, e dizia apenas que era uma grande surpresa. O que ninguém sabia era que Yankel não tinha planos de publicar absolutamente nada depois dos 90 dias.

Poucos dias antes de expirar o prazo dos 90 dias, Yankel recebeu um telefonema do CEO de Marketing da Coca-Cola, com uma oferta fantástica:

– Você publicará o que pretendia publicar em outro lugar, e nós compraremos de você o direito de publicar no dia 90, pela quantia astronômica de US$3 milhões!

Era o último dia de Chanuká quando Yankel recebeu US$3 milhões da empresa Coca-Cola, um verdadeiro milagre. E tudo graças à sua preocupação com os valores morais das crianças”.

Se queremos fazer a diferença e tornar este mundo cada vez melhor, muitas vezes precisamos tomar atitudes. E quando pensamos no bem estar do próximo, na verdade estamos fazendo um bem a nós mesmos.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com